Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Presença da literatura afro-brasileira e africana infanto-juvenil nas bibliotecas escolares de Marabá-PA |
Autor(es): | FREITAS, Andréia da Silva |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Thiago Gonçalves |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | FREITAS, Andréia da Silva. Presença da literatura afro-brasileira e africana infanto-juvenil nas bibliotecas escolares de Marabá-PA. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho discorre a respeito da presença da Literatura Afro-brasileira e Africana Infanto-Juvenil nas bibliotecas escolares do Município de Marabá, estado do Pará. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Rede Pública de Ensino, uma municipal, Jhonathas Pontes Athias, e outra estadual, Rio Tocantins- CAIC, e uma da rede privada de ensino, o Colégio Monte Castelo. Após verificar o acervo das escolas, foram selecionados livros que explanam a respeito dos Afro-Brasileiros e Africanos, no intento de, por meio de uma breve análise, indicar como essa literatura pode contribuir para a educação do público infanto-juvenil no contexto escolar e na vida social da criança, com relação às diferenças étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira, tendo por base a lei 10.639/03, alterada para lei 11.645/08, que confere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira a inclusão do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo das escolas, apresentando a relevância quanto à importância de trabalhar esse ensino por meio da literatura na dimensão humanizadora para a formação dos pequenos cidadãos. |
Abstract: | This work discuss about the presence of African and Afro-brasilian Literature inside the school libraries in Marabá, state of Pará. The research was conducted at two public schools, a municipal, Jhonathas Athias, and a state school, Rio Tocantins –CAIC, and one, private, Colégio Monte Castelo. After verifying the three libraries’ collection, we selected works wich deal with the themes on African and Afro-brasilian history and culture, intending a short analysis wich could reveal how this literature can contribute to the education of children and young, specially related to ethnicity, African and Afro-brasilian history and culture, embased at the law 10.639/03, turned to 11.645/08, which points to the LDB the inclusion of African and Afro-Brasilian History and Culture inside the curriculum, giving emphasis to the role of literature as a way to perform the humanization of the little citizens. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596 |
CNPq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Literatura infantojuvenil africana Literatura infantojuvenil brasileira Bibliotecas escolares – Marabá (PA) Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] Brasil. [Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008] |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Presença da literatura afro-brasileira.pdf | 625,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons