Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/610
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Avaliação do nível de dificuldades das questões do ENEM: física I e II |
metadata.dc.creator: | VIEGAS, Erlan Borges |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | VIEGAS, Erlan Borges. Avaliação do nível de dificuldades das questões do ENEM: física I e II. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/610>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo objetivou analisar os desafios e dilemas enfrentados por todos aqueles que lidam com a educação, especialmente, no ensino de física do ensino médio. O objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar os fatores que atribuem dificuldades, aos alunos do terceiro ano do ensino médio, na tentativa de resolver questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): física I e II. Neste período de incertezas e transformações, que se vive, cabe refletir sobre a importância do papel de todos os atores responsáveis pela formação do profissional buscando suprir as exigências impostas pelo mundo moderno. Entretanto, nesse trabalho, buscou-se conhecer a realidade e o perfil dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Município de Melgaço, o perfil do professor que leciona física no ensino médio, avaliar o nível de dificuldade das questões do ENEM: Física I e II, bem como, perceber as influencias socioeconômicas e culturais que influenciam na aprendizagem e também procura intensificar a busca por soluções. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados vários questionários com perguntas de caráter socioeconômicas e examinadoras, a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a evolução histórica do ENEM e os desafios do Ensino Básico a serem enfrentados em pleno no século XXI. A partir da análise das informações coletadas foi possível perceber a importância de maiores investimentos no ensino público, de se possibilitar de fato acesso aos professores e alunos às tecnologias, assim como destacar o exame dando a ele sua devida importância, e o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre famílias, alunos, professores, gestores e coordenação pedagógica, e provocar os alunos para que estes não se limitem aos conhecimentos obtidos em sala de aula que, percebeu-se não é o suficiente para suprir suas necessidades de melhorar o desempenho nas questões de física do ENEM, porém, o maior desafio é suprir a falta profissional graduados em física. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível avaliar o nível de dificuldade das questões do ENEM: física I e II e fomentar o processo educacional para obter uma educação mais interativa, dinâmica e construtivista. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the challenges and dilemmas faced by all those dealing with education, especially, in the teaching of physics in high school. Search also, to diagnose the factors that attach difficulties, students of the third year of high school, in an attempt to resolve questions of the National Exam of the high School: physics I and II. In this period of uncertainty and transformations, which we live, it is worth reflecting on the importance of the role of all actors responsible for the training of the professional seeking to meet the requirements imposed by the modern world. However, in this work, we aimed to know the reality and the profile of the students of the third year of high school in the Municipality of Melgaço, the profile of the teacher who teaches physics in middle school, evaluate the level of difficulty of the issues of the National Exam of the high School: Physics I and II, as well as, to understand the influences socioeconomic and cultural influences on learning and also seeks to intensify the search for solutions. For both, was used as the method for data collection several questionnaires with questions of character, socioeconomic and board of examiners, the literature search, through the study raised in the theoretical framework on the historical evolution of the National Examination of the Middle School and the challenges of Basic Education to be addressed in full in the twenty-first century. From the analysis of the information collected it was possible to perceive the importance of greater investments in public education, and to facilitate indeed access to the teachers and students to the technologies, as well as to highlight the exam to give it its due importance, and the development of a joint work between families, students, teachers, managers and pedagogical coordination, and cause students to not limit themselves to knowledge obtained in the classroom because it is not enough to meet their needs to improve the performance in the questions of physics of the National Exam of the high School, however, the greater challenge is to address the lack of professional graduates in physics. Anyway, through all the study and of the pedagogical suggestions referred it was possible to assess the level of difficulty of the questions on the National Exam of the high School: physics I and II and to promote the educational process to get an education more interactive, dynamic and constructivist. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/610 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Keywords: | Ensino superior Universidades e faculdades Física – Estudo e ensino Professores de física - Formação Nível de dificuldade ENEM |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAFIS - Faculdade de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Avaliação do nível de dificuldades das.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License