Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBELMIRO, Candida Lisboa-
dc.date.accessioned2019-05-28T14:20:27Z-
dc.date.available2019-05-28T14:20:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBELMIRO, Candida Lisboa. A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectHistória - Xinguara (PA)pt_BR
dc.titleA disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Lucilvana Ferreira-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino de História no Brasil, a História como disciplina, e em especifico o Ensino de História no ensino fundamental I no município de Xinguara a partir da análise teórico-metodológica do livro didático de História, discursos das professoras e as representações étnico-raciais na coleção Buriti 2010/2018, compreendendo três triênios dos quais até o não de 2015 a atualização desta coleção completou do 2º ao 5º ano, e no triênio vigente estão sendo utilizados pelos dois últimos nos do ensino fundamental I, traçando um panorama da disciplina e do livro didático através de referenciais teóricos. Para a compreensão de como o ensino de História está sendo desenvolvido nas escolas municipais foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com professoras de duas escolas do município, através de suas narrativas pode ser observado os desafios e as perspectivas em relação ao ensino de História nesta etapa da educação básica das escolas municipais de Xinguara/Pa. A estruturação legal fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I de História, e Base Nacional Comum Curricular. A análise constitui-se a partir da contribuição teórica de Albuquerque Júnior (2017), Alves (2011) Bittencourt (2004; 2009; 2011), Cassiano (2013), Chartier (1991; 1990; 1995), Choppin (2002; 2004), Fonseca (2017), Fonseca (2003; 2009; 2010; 2012) Moreno (2014), Munakata (2007; 2012) Rusen, (2001; 2010), dentre outros.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A disciplina de história no ensino fundamental.pdf19,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI