Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BELMIRO, Candida Lisboa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T14:20:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T14:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BELMIRO, Candida Lisboa. A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | História - Xinguara (PA) | pt_BR |
dc.title | A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, Lucilvana Ferreira | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino de História no Brasil, a História como disciplina, e em especifico o Ensino de História no ensino fundamental I no município de Xinguara a partir da análise teórico-metodológica do livro didático de História, discursos das professoras e as representações étnico-raciais na coleção Buriti 2010/2018, compreendendo três triênios dos quais até o não de 2015 a atualização desta coleção completou do 2º ao 5º ano, e no triênio vigente estão sendo utilizados pelos dois últimos nos do ensino fundamental I, traçando um panorama da disciplina e do livro didático através de referenciais teóricos. Para a compreensão de como o ensino de História está sendo desenvolvido nas escolas municipais foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com professoras de duas escolas do município, através de suas narrativas pode ser observado os desafios e as perspectivas em relação ao ensino de História nesta etapa da educação básica das escolas municipais de Xinguara/Pa. A estruturação legal fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I de História, e Base Nacional Comum Curricular. A análise constitui-se a partir da contribuição teórica de Albuquerque Júnior (2017), Alves (2011) Bittencourt (2004; 2009; 2011), Cassiano (2013), Chartier (1991; 1990; 1995), Choppin (2002; 2004), Fonseca (2017), Fonseca (2003; 2009; 2010; 2012) Moreno (2014), Munakata (2007; 2012) Rusen, (2001; 2010), dentre outros. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A disciplina de história no ensino fundamental.pdf | 19,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons