Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018 |
metadata.dc.creator: | BELMIRO, Candida Lisboa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | BARROS, Lucilvana Ferreira |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | BELMIRO, Candida Lisboa. A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esse trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino de História no Brasil, a História como disciplina, e em especifico o Ensino de História no ensino fundamental I no município de Xinguara a partir da análise teórico-metodológica do livro didático de História, discursos das professoras e as representações étnico-raciais na coleção Buriti 2010/2018, compreendendo três triênios dos quais até o não de 2015 a atualização desta coleção completou do 2º ao 5º ano, e no triênio vigente estão sendo utilizados pelos dois últimos nos do ensino fundamental I, traçando um panorama da disciplina e do livro didático através de referenciais teóricos. Para a compreensão de como o ensino de História está sendo desenvolvido nas escolas municipais foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com professoras de duas escolas do município, através de suas narrativas pode ser observado os desafios e as perspectivas em relação ao ensino de História nesta etapa da educação básica das escolas municipais de Xinguara/Pa. A estruturação legal fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I de História, e Base Nacional Comum Curricular. A análise constitui-se a partir da contribuição teórica de Albuquerque Júnior (2017), Alves (2011) Bittencourt (2004; 2009; 2011), Cassiano (2013), Chartier (1991; 1990; 1995), Choppin (2002; 2004), Fonseca (2017), Fonseca (2003; 2009; 2010; 2012) Moreno (2014), Munakata (2007; 2012) Rusen, (2001; 2010), dentre outros. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA |
Keywords: | História - Estudo e ensino Ensino fundamental Livro didático Relações raciais História - Xinguara (PA) |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A disciplina de história no ensino fundamental.pdf | 19,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License