Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018
metadata.dc.creator: BELMIRO, Candida Lisboa
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Lucilvana Ferreira
Issue Date: 2018
Citation: BELMIRO, Candida Lisboa. A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino de História no Brasil, a História como disciplina, e em especifico o Ensino de História no ensino fundamental I no município de Xinguara a partir da análise teórico-metodológica do livro didático de História, discursos das professoras e as representações étnico-raciais na coleção Buriti 2010/2018, compreendendo três triênios dos quais até o não de 2015 a atualização desta coleção completou do 2º ao 5º ano, e no triênio vigente estão sendo utilizados pelos dois últimos nos do ensino fundamental I, traçando um panorama da disciplina e do livro didático através de referenciais teóricos. Para a compreensão de como o ensino de História está sendo desenvolvido nas escolas municipais foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com professoras de duas escolas do município, através de suas narrativas pode ser observado os desafios e as perspectivas em relação ao ensino de História nesta etapa da educação básica das escolas municipais de Xinguara/Pa. A estruturação legal fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I de História, e Base Nacional Comum Curricular. A análise constitui-se a partir da contribuição teórica de Albuquerque Júnior (2017), Alves (2011) Bittencourt (2004; 2009; 2011), Cassiano (2013), Chartier (1991; 1990; 1995), Choppin (2002; 2004), Fonseca (2017), Fonseca (2003; 2009; 2010; 2012) Moreno (2014), Munakata (2007; 2012) Rusen, (2001; 2010), dentre outros.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Keywords: História - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livro didático
Relações raciais
História - Xinguara (PA)
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_A disciplina de história no ensino fundamental.pdf19,93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI