Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Geiziane Amaral da-
dc.date.accessioned2019-05-28T18:13:10Z-
dc.date.available2019-05-28T18:13:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Geiziane Amaral da. Entre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto - PA. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/655-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the educational practices of/in the rural area from the experiences of Dom José Gomes Primary Municipal School, located at João Canute settlement in Xinguara/PA. Through a qualitative research, field studies and interviews were carried out with subjects who experienced such trajectories, and who are still experiencing this process of building education in the field, such as the school teachers of this settlement and its residents. School archives and teaching materials from the collection Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5thgrade (PNLD 2016/2018) were also analyzed with the legislative apparatus on education and field education. Using oral history as the methodology and dialogue with a motto of authors this paper tries to understand how new educational practices were born in this process of struggle, guided in the emancipation of the subjects, reaffirmation of their identities and in the appreciation of central knowledge to man fixation in the field.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAssentamentos humanos - João Canutopt_BR
dc.subjectEscola Dom José Gomespt_BR
dc.subjectHistória - Xinguara (PA)pt_BR
dc.titleEntre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto - PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARTIN, Andrey Minin-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as práticas educacionais do/no campo a partir das experiências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes, localizada no assentamento João Canuto, no município de Xinguara/PA. A partir de um pesquisa qualitativa, foram realizados estudos de campo e entrevistas com sujeitos que vivenciaram tais trajetórias, e ainda vivenciam no processo de construção da educação no campo, tais como as professoras da escola deste assentamento e seus moradores. Conjuntamente foram analisados os arquivos escolares e seus materiais didáticos, da coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5º ano (PNLD 2016/2018) conjuntamente ao aparato legislativo sobre educação e educação no campo. Através da metodologia da história oral e diálogo com um mote de autores buscamos entender como novas práticas educativas foram gestadas neste processo de luta, pautadas na emancipação dos sujeitos, reafirmação de suas identidades e na valorização de saberes centrais para fixação do homem no campo.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Entre livros e o roçado.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI