Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Mileide Macedo Dias-
dc.date.accessioned2019-05-28T19:07:21Z-
dc.date.available2019-05-28T19:07:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Mileide Macedo Dias. Narrar os indígenas, urdir seus passados: histórias, historiografias e ensino, de Colombo ao Projeto Araribá. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/660-
dc.description.abstractThe present study seeks to analyze how the approach of the indigenous theme has taken place during different historical moments, from the arrival of the Europeans to the New World. Thus, we study the imperial projections about these peoples and seek to see how, in recent years, the change in the historiographical footprint as well as the social movements were fundamental for the implementation of laws that aim at the best knowledge, in all scopes of Teaching, in Brazil, of Indigenous History. In order to do so, we use travel reports, official documents and, finally, a case study in which the History Teaching is verified in the textbooks of Elementary School major of the 6th to the 9th year, currently taught in the schools of the municipality of Xinguara, through the analysis of the didactic collection Projeto Araribá - História.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistória - Xinguara (PA)pt_BR
dc.titleNarrar os indígenas, urdir seus passados: histórias, historiografias e ensino, de Colombo ao Projeto Araribápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Bruno-
dc.description.resumoO presente estudo busca analisar como se deu a abordagem da temática indígena ao longo de diferentes momentos históricos, desde a chegada dos europeus ao Novo Mundo. Assim, estuda-se as projeções imperiais a respeito desses povos e busca ver como, ao longo dos últimos anos, a mudança na pegada historiográfica bem como os movimentos sociais foram fundamentais para a implementação de leis que visam o melhor conhecimento, em todos os âmbitos de Ensino, no Brasil, da História indígena. Para tanto, usa-se relatos de viagens, documentos oficiais e, por fim, um estudo de caso no qual verifica-se o Ensino de História nos livros didáticos do Ensino Fundamental maior do 6º ao 9º ano, atualmente ministradas nas escolas do município de Xinguara, através da análise da coleção didática Projeto Araribá – História.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Narrar os indígenas, urdir seus passados.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI