Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/660
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Narrar os indígenas, urdir seus passados: histórias, historiografias e ensino, de Colombo ao Projeto Araribá
metadata.dc.creator: SOUZA, Mileide Macedo Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Bruno
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA, Mileide Macedo Dias. Narrar os indígenas, urdir seus passados: histórias, historiografias e ensino, de Colombo ao Projeto Araribá. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo busca analisar como se deu a abordagem da temática indígena ao longo de diferentes momentos históricos, desde a chegada dos europeus ao Novo Mundo. Assim, estuda-se as projeções imperiais a respeito desses povos e busca ver como, ao longo dos últimos anos, a mudança na pegada historiográfica bem como os movimentos sociais foram fundamentais para a implementação de leis que visam o melhor conhecimento, em todos os âmbitos de Ensino, no Brasil, da História indígena. Para tanto, usa-se relatos de viagens, documentos oficiais e, por fim, um estudo de caso no qual verifica-se o Ensino de História nos livros didáticos do Ensino Fundamental maior do 6º ao 9º ano, atualmente ministradas nas escolas do município de Xinguara, através da análise da coleção didática Projeto Araribá – História.
Abstract: The present study seeks to analyze how the approach of the indigenous theme has taken place during different historical moments, from the arrival of the Europeans to the New World. Thus, we study the imperial projections about these peoples and seek to see how, in recent years, the change in the historiographical footprint as well as the social movements were fundamental for the implementation of laws that aim at the best knowledge, in all scopes of Teaching, in Brazil, of Indigenous History. In order to do so, we use travel reports, official documents and, finally, a case study in which the History Teaching is verified in the textbooks of Elementary School major of the 6th to the 9th year, currently taught in the schools of the municipality of Xinguara, through the analysis of the didactic collection Projeto Araribá - História.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/660
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Keywords: História - Estudo e ensino
Temática indígena
Historiografia
História - Xinguara (PA)
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:Curso de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Narrar os indígenas, urdir seus passados.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI