Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/661
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O bullying no espaço escolar de Sapucaia - PA: interpretar (ações) em uma trajetória educacional |
metadata.dc.creator: | NASCIMENTO, Raimundo do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MARTIN, Andrey Minin |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | NASCIMENTO, Raimundo do. O bullying no espaço escolar de Sapucaia - PA: interpretar (ações) em uma trajetória educacional. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo central analisar o fenômeno do Bullying no processo educacional da cidade de Sapucaia, no sul do estado do Pará, demostrando suas implicações e desdobramentos antes e depois da aprovação da lei 13.185/2015 que classifica, tipifica e ordena as responsabilidades no que tange a prevenção e atendimento dos envolvidos nesse processo. Demostra-se aqui como o sistema educacional da cidade se comporta perante as situações de conflitos que incorrem nos casos de Bullying e Cyberbullying. Através da utilização da metodologia da história oral objetiva-se apreender como os sujeitos inseridos no processo de formação educacional observam os impactos destes conflitos na gestão do espaço escolar. Busco demonstrar que mesmo com uma lei recentemente aprovada, destinada especificamente para tratar à temática no espaço escolar, a cidade de Sapucaia – PA ainda não se adaptou as diretrizes dispostas nesta lei, que evidenciam implicações em sua própria estrutura educacional. |
Abstract: | The central objective of this work is to analyze the Bullying phenomenon within the educational process in Sapucaia city, in the south Pará state, by showing its implications and unfolds before and after the approval of the law 13.185/2015 that classifies, typifies and orders the responsibilities regarding the prevention and help to those involved in this process. It is demonstrated here how the city's education system behaves facing these situations of conflict when it occurs in Bullying and Cyberbullying cases. Through the use of the oral history methodology, the objective is to apprehend how the subjects inserted in the education process observe the impacts of these conflicts in the management of the school space. I try to demonstrate that even with a recently approved law, specifically designed to address the thematic in the school space, the city of Sapucaia-PA has not adjusted the guidelines laid down in this law yet, which evince implications in its own education structure. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/661 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA |
Keywords: | Assédio nas escolas Assédio virtual Educação História - Sapucaia (PA) |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O bullying no espaço escolar de Sapucaia.pdf | 900,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License