Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/677
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Ensino de gênero discursivo: observação e análise de aulas de estágio de língua portuguesa |
metadata.dc.creator: | FREIRE, Jéssica Ibiapino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MOREIRA, Tânia Maria |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | FREIRE, Jéssica Ibiapino. Ensino de gênero discursivo: observação e análise de aulas de estágio de língua portuguesa. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/677>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral, analisar de modo crítico, uma experiência de estágio com foco em atividades elaboradas e desencadeadas por uma professora em formação inicial, no curso de Letras Língua Portuguesa da UNIFESSPA. O conceito de gênero assume centralidade e é enriquecido por conceitos da perspectiva sociológica ou sócio-histórica de Mikhail Bakhtin (1997/1992, 2000, 2003). Este trabalho se justifica pela importância do processo de observação, levantamento de questões e realização de reflexões na construção e reconstrução do próprio conhecimento sobre o ensino de linguagem e de possíveis transformações em novas ações de ensino de língua materna, considerando a importância e perspectiva dos estudos dos gêneros a partir de diversos teóricos BUNZEN, 2004, 2006; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004); MARCUSCHI, 2004, 2005, 2014; MEURER, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; NININ, 2010; PIMENTA & LIMA, 1990; ROJO, 2015. O seguinte estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na medida em que visa refletir sobre a prática docente com o foco nas aulas de Língua Portuguesa mediadas através do ensino de gêneros discursivos/textuais. Os procedimentos utilizados na pesquisa consistem em: 1) estudos teóricos sobre gêneros discursivos/textuais previamente estabelecidos; 2) observação da turma e professora em formação inicial, a fim de conhecer a realidade a partir do contexto; 3) análise e reflexões sobre o trabalho diante da compreensão e aplicação de uma prática docente a partir do ensino de gêneros, levando em consideração sua mediação através de uma sequência didática com o gênero artigo de opinião. Ao longo do estudo, constatamos algumas contribuições e reflexões, em termos de ensino e aprendizagem do trabalho realizado com base nos gêneros. Destacamos que o contato com o gênero artigo de opinião proporcionou aos professores e aos alunos a inserção em uma prática social de linguagem, que possibilitou a aprendizagem de aspectos que permitem ir além da linguagem verbal e escrita. |
Abstract: | The present research has the general of analyzing in a critical way an internship experience focused on activities elaborated and unleashed by a teacher in initial formation, without a course of Portuguese Language of UNIFESSPA. The concept of gender assumes the centrality and is enriched by concepts from the sociological or sociohistorical perspective of Mikhail Bakhtin (1997, 1992, 2000, 2003). This work is justified by the importance of the process of observation, questioning and reflection on the construction and reconstruction of knowledge about language teaching and transactions in new actions of mother language teaching, considering the importance and perspective of the studies. from different genres BUNZEN, 2004, 2006; DOLZ and SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2004, 2005, 2014; MEURER, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; NININ, 2010; PIMENTA & LIMA, 1990; ROJO, 2015. The following study is characterized as a qualitative research, in that it and to reflect on the teaching practice with a focus on Portuguese Language classes mediated through the teaching of discursive / textual genres. The procedures used in the research consist of: 1) theoretical studies on pre-established discursive / textual genres; 2) observation of the class and teacher in initial formation, in order to know the reality of the document; 3) Analysis and reflection on the work front of the understanding and application of a teaching practice from the teaching of genres, taking into account its mediation through a didactic sequence with the genre opinion article. Throughout the study, we found some contributions and reflections, in terms of teaching and learning based on gender. We highlight the contact with the genre of opinion article provided as teachers and students the insertion in a social practice of language, which made possible the learning of aspects that allow us to go beyond verbal and written language. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/677 |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Keywords: | Linguagem e educação Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua materna - Estudo e ensino Professores de português Prática de ensino Aprendizagem |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ensino de gênero discursivo observação e análise de aulas.pdf | 713,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License