Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RIBEIRO, Anna Caroline Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T18:03:17Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T18:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Anna Caroline Sousa. Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678 | - |
dc.description.abstract | This work looks to the systemic/functional Teaching of Linguistics/grammar in schools. The Systemic Linguistics and functional is a social theory that considers the language a living entity that is present in everyday life and It has been influenced in several situations. The goal is to investigate the possibilities of using the Linguistics/Grammar Functional Systemic in the mother tongue in an Elementary education class in a public school in Marabá, noticing the advantage for the development and better learning. Based on the observation and analysis the practice of this theory about teaching the speech/textual in the classroom, there was a positive result, as observed that the students developed better interaction with the Portuguese language and its use. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Lingüística - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua materna - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MOREIRA, Tânia Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7539932271734598 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, atenta-se para o ensino de Linguística/Gramática Sistêmico- Funcional em escolas. A Linguística Sistêmico-Funcional é uma teoria social que considera a linguagem uma entidade viva que é presente no cotidiano e sofre influência nas mais variadas situações. O objetivo deste é investigar as possibilidades de uso da Linguística/Gramática Sistêmico Funcional nas aulas de língua materna em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá, constatando a vantagem da mesma para o desenvolvimento e melhor aprendizado. A partir da observação e análise do uso dessa teoria ligada ao ensino de gêneros discursivos/textuais em sala de aula, constatou-se um resultado positivo, tendo em vista que os alunos desenvolveram melhor interação com a língua portuguesa e seu uso. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aulas de Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística sistemico-funcional.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons