Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO, Anna Caroline Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MOREIRA, Tânia Maria |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | RIBEIRO, Anna Caroline Sousa. Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho, atenta-se para o ensino de Linguística/Gramática Sistêmico- Funcional em escolas. A Linguística Sistêmico-Funcional é uma teoria social que considera a linguagem uma entidade viva que é presente no cotidiano e sofre influência nas mais variadas situações. O objetivo deste é investigar as possibilidades de uso da Linguística/Gramática Sistêmico Funcional nas aulas de língua materna em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá, constatando a vantagem da mesma para o desenvolvimento e melhor aprendizado. A partir da observação e análise do uso dessa teoria ligada ao ensino de gêneros discursivos/textuais em sala de aula, constatou-se um resultado positivo, tendo em vista que os alunos desenvolveram melhor interação com a língua portuguesa e seu uso. |
Abstract: | This work looks to the systemic/functional Teaching of Linguistics/grammar in schools. The Systemic Linguistics and functional is a social theory that considers the language a living entity that is present in everyday life and It has been influenced in several situations. The goal is to investigate the possibilities of using the Linguistics/Grammar Functional Systemic in the mother tongue in an Elementary education class in a public school in Marabá, noticing the advantage for the development and better learning. Based on the observation and analysis the practice of this theory about teaching the speech/textual in the classroom, there was a positive result, as observed that the students developed better interaction with the Portuguese language and its use. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678 |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Keywords: | Lingüística - Estudo e ensino Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino Língua materna - Estudo e ensino Prática de ensino Aprendizagem |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aulas de Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística sistemico-funcional.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License