Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALBUQUERQUE, Andrei Cesário de Lima-
dc.creatorSILVA, Manoel Ítalo Borges Moraes da-
dc.creatorDIAS, Daniella Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-04T19:52:22Z-
dc.date.available2019-06-04T19:52:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Andrei Cesário de Lima; SILVA, Manoel Ítalo Borges Moraes da; DIAS, Daniella Maria dos Santos. Dignidade humana e emancipação: um relato de experiência referente à disciplina direitos humanos no cursinho popular Emancipa, em Marabá/PA. Rev. Cienc. Educ., Americana, São Paulo, ano XIX, n. 37, p. 37-64, jan./jun. 2017. Disponível em: < https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/592/408 >. Acesso em: 04 jun. 2019. < https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/592 >.pt_BR
dc.identifier.issn2317-6091pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/686-
dc.descriptionUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.description.abstractThis paper is to present the experience of the authors with regard to teaching human rights to students of the course of popular education Emancipa, in Marabá / PA. Specifically, it will be shown the contradictions between the current theory that justifies human rights and the emancipation bias expected of popular education. At the end, it will seek to discuss, whether there is place among high school students, for a critical approach to the basic concepts of the theory of human rights, the dignity of the human person, in an anti-capitalist perspective. The problem gets relief from the new ENEM (National High School Exam), pedagogical arbitrary that requires in its proof drafting a proposal for intervention that respects human rights, in other words, which is aligned to this theoretical construct that, in fact, intends to insert people in an exploratory economic system and ecologically unsustainable.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste Parápt_BR
dc.relation.ispartofRev. Cienc. Educ., Americanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/592/408pt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDignidade da pessoa humanapt_BR
dc.titleDignidade humana e emancipação: um relato de experiência referente à disciplina direitos humanos no cursinho popular Emancipa, em Marabá/PApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste escrito tem por objetivo apresentar a experiência dos autores com relação ao ensino de direitos humanos aos alunos do cursinho popular Emancipa, em Marabá, no Estado do Pará. Especificamente, serão trabalhadas as contradições entre a teoria atual que justifica os direitos humanos e o viés emancipatório que se espera da educação popular. Ao final, buscar-se-á discutir se há lugar, entre os alunos do ensino médio, para uma abordagem crítica dos conceitos básicos da teoria dos direitos humanos, como a dignidade da pessoa humana, em uma perspectiva anticapitalista. O problema ganha relevo a partir do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um arbitrário pedagógico que exige, em sua prova de redação, uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, ou seja, que esteja alinhada a essa construção teórica que, em verdade, pretende inserir pessoas em um sistema econômico exploratório e ecologicamente insustentável. Palavras-chave: Educação popular. Direitos humanos. Dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
dc.citation.spage197pt_BR
dc.citation.epage206pt_BR
dc.citation.issue37pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19091/reced.v1i37.592pt_BR
Aparece nas coleções:Coleção de Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ART_Dignidade humana e emancipação.pdf221,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Logo Unifesspa Logo SIBI