Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Keylane Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T16:14:15Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06T16:14:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Keylane Pinto de. O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação docente. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/691>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/691 | - |
dc.description.abstract | The general objective of this Course Completion Work is to analyze the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in teacher education. The specific objectives are: to theoretically review the current interaction between education, school and Information and Communication Technologies; to investigate the application of ICT in the educational process in order to promote new pedagogical practices in the process of teaching and learning Portuguese; and to evaluate the collaboration of the TICs for the dynamic and interactive learning under the guidance/mediation of the teacher. The applied methodology was the bibliographical research and the field research, with the application of interviews to teachers of public and private schools of the municipality of Marabá/PA. It was concluded that from the use of technological resources and ICTs, the school, together with the teachers, can innovate the teaching practice, since, at planned moments, it can replace the traditional classroom by the participation of students in virtual classes accompanied and mediated by the teacher, as well as researches to be done on the Internet, thus enabling this student to realize that the school is also part of the technological society and that the teacher needs training, needs to be trained and qualified for the use of new technologies Information and Communication Technologies (ICTs). The research pointed out that the participating teachers of the research perceive and know the value and importance of technology as a resource for the good performance and effectiveness of their school work, considering the understanding that the ICTs, in addition to renewing pedagogical praxis, provide reinforcement and assistance to the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Gilmar Bueno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3113219632287510 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na formação docente. Os objetivos específicos são: revisar teoricamente sobre a atual interação existente entre educação, escola e as Tecnologias de Informação e Comunicação; investigar a aplicação das TICs no processo educacional no intuito de promover novas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa; e avaliar a colaboração das TICs para o aprendizado dinâmico e interativo sob a orientação/mediação do professor. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas a professores de escolas públicas e privadas do município de Marabá/PA. Concluiu-se que a partir do uso dos recursos tecnológicos e das TICs, a escola, juntamente com os professores, pode inovar a prática docente, na medida em que, em momentos planejados, pode substituir a aula tradicional pela participação dos alunos em aulas virtuais acompanhadas e mediadas pelo professor, bem como pesquisas a serem feitas na Internet, dessa forma possibilitando que esse aluno perceba que a escola também faz parte da sociedade tecnológica e que o professor precisa de capacitação, precisa ser formado e qualificado para o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo a pesquisa apontado que os professores participantes da mesma percebem e sabem o valor e a importância da tecnologia como um recurso para o bom desempenho e eficácia de seu trabalho escolar, considerando-se o entendimento de que as TICs, além de renovar a práxis pedagógica, propiciam reforço e auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel das TICs na Formação Docente.pdf | 607,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons