Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/695
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de materiais manipuláveis para o ensino das leis de Kepler |
Autor(es): | BÉLICHE NETO, Wady Wady |
Primeiro Orientador: | BATISTA, Josiel de Oliveira |
Primeiro Coorientador: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | BÉLICHE NETO, Wady. O uso de materiais manipuláveis para o ensino das leis de Kepler. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/695>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise histórica da inclusão educacional de deficientes visuais e trata das leis de Kepler, para alunos deficientes visuais. Para isso, foi feito um breve relato da história para entender o processo vivido por deficientes em geral e todas as ações, leis e declarações que lhes assegurassem os devidos direitos junto ao Estado. Foi abordada também a utilização de materiais didáticos manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Física, durante o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos essenciais para a compreensão das Leis de Kepler que regem o universo, considerando que tais materiais contemplem riqueza e diversidade de detalhes palpáveis, propiciando uma abordagem clara e sucinta, para o ensino de física a alunos com deficiência visual. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as propostas de ensino relacionadas ao atendimento educacional especializado, focado no estudante com deficiência visual, embasado nas leis que lhes asseguram direito a educação de todos e assim contribuir para o ensino de física através de materiais manipuláveis, mas especificamente para contribuir com o ensino das leis de Kepler. A pesquisa é definida como qualitativa, a partir da construção e observação do material adaptado, no uso com deficientes visuais a uma visita ao CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de Marabá, onde foi realizada a testagem do material produzido, considerando a percepção tátil de cada aluno do centro, e seus devidos conhecimentos relativo ao tema. Conclui-se durante a visita que o material contribuiu para assimilação e fixação do conteúdo ministrado, porém ressaltando que estes jamais poderão substituir o professor em sala de aula, tendo sempre o papel de fonte auxiliadora. |
Abstract: | The present work makes a historical analysis of the educational inclusion of the visually impaired and deals with the laws of Kepler, for visually impaired students. For this, a brief history was made to understand the process experienced by disabled people in general and all the actions, laws and declarations that assured them the right rights with the State. It was also approached the use of manipulative teaching materials as a pedagogical resource in physics classes during the process of teaching and learning the essential contents for the understanding of the Kepler Laws that govern the universe, considering that such materials contemplate richness and diversity of tangible details , providing a clear and succinct approach to the teaching of physics to students with visual impairment. This study aims to reflect on teaching proposals related to specialized educational service, focused on the student with visual impairment, based on laws that assure them the right to education of all and thus contribute to the teaching of physics through manipulable materials, but specifically to contribute to the teaching of Kepler's laws. The research is defined as qualitative, from the construction and observation of the adapted material, in the use with the visually impaired to a visit to the CAP (Pedagogical Support Center) of Marabá, where the material produced was tested, considering the tactile perception of each student at the center, and their knowledge of the subject. It is concluded during the visit that the material contributed to the assimilation and fixation of the contents taught, but emphasizing that they can never replace the teacher in the classroom, always having the role of a source of support. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/695 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Palavras-chave: | Física – Estudos e ensino Deficientes visuais - Educação Educação especial Materiais didáticos manipuláveis Leis de Kepler |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O uso de materiais manipuláveis.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons