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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORENO, Glaucia Sousa-
dc.creatorSILVA, Gabriela da-
dc.date.accessioned2019-06-06T19:09:29Z-
dc.date.available2019-06-06T19:09:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMORENO, Glaucia Sousa; SILVA, Gabriela da. Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 144-162, jan./jun., 2017. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2485/9639 >. Acesso em: 06 jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/699-
dc.descriptionUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.description.abstractEvolution of scientific knowledge over the centuries and technological aspects and innovations led to what we call "cultural metamorphosis" in several areas. Through its activities and the prevailing ideology of "science as the sole and/or main source of truth" we face the loss or stagnation of popular knowledge acquired in decades - such as traditional knowledge about medicinal plants - which is being replaced by pharmaceutical knowledge that is, in a contradictory way, also produced based on the knowledge of "traditional experts”. Through research in locus in the Agrovila Nova Conquista, in Açailândia, Maranhão State, we found a high diversity of medicinal plants (42 species) found in this area and we identified their use with medicinal purpose. From recorded interviews, informal conversations and theoretical reading, we build a proposed pedagogical approach in science teaching in the Basic Education School Oziel Alves in Açailândia, Maranhão State, which may contribute to the articulation between elements of the local reality and the contents worked in science education at the school in question.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação do Campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source.urihttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2485/9639pt_BR
dc.subjectPlantas Medicinaispt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleConhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.descriptionassa-
dc.description.resumoA evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além dos aspectos tecnológicos e inovações, propiciou o que podemos chamar de “metamorfose cultural” em diversas áreas. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da “ciência como única e/ou principal fonte de verdade” nos deparamos com a perda ou estagnação de conhecimentos populares adquiridos em décadas, tais como o conhecimento tradicional sobre Plantas Medicinais, os quais vêm sendo substituídos pelo conhecimento farmacêutico que contraditoriamente também é produzido com base no conhecimento dos “especialistas tradicionais”. Por meio de uma pesquisa in lócus na Agrovila Nova Conquista, no município de Açailândia, Estado do Maranhão, encontramos alta diversidade de plantas medicinais (42 espécies) encontradas nesta área, visto que detectamos seu uso com finalidades medicinais. A partir de entrevistas gravadas, conversas informais e da leitura de referencial teórico, construímos uma proposta pedagógica no ensino de ciências na escola de Educação Básica Oziel Alves em Açailândia-MA, que poderá contribuir para uma articulação entre elementos da realidade local e os conteúdos trabalhados no ensino de ciências na escola em questão.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
dc.title.alternativeTraditional knowledge of medicinal plants and science education curriculumpt_BR
dc.citation.spage144pt_BR
dc.citation.epage162pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p144pt_BR
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