Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/699
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências |
Other Titles: | Traditional knowledge of medicinal plants and science education curriculum |
metadata.dc.creator: | MORENO, Glaucia Sousa SILVA, Gabriela da |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | MORENO, Glaucia Sousa; SILVA, Gabriela da. Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 144-162, jan./jun., 2017. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2485/9639 >. Acesso em: 06 jun. 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além dos aspectos tecnológicos e inovações, propiciou o que podemos chamar de “metamorfose cultural” em diversas áreas. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da “ciência como única e/ou principal fonte de verdade” nos deparamos com a perda ou estagnação de conhecimentos populares adquiridos em décadas, tais como o conhecimento tradicional sobre Plantas Medicinais, os quais vêm sendo substituídos pelo conhecimento farmacêutico que contraditoriamente também é produzido com base no conhecimento dos “especialistas tradicionais”. Por meio de uma pesquisa in lócus na Agrovila Nova Conquista, no município de Açailândia, Estado do Maranhão, encontramos alta diversidade de plantas medicinais (42 espécies) encontradas nesta área, visto que detectamos seu uso com finalidades medicinais. A partir de entrevistas gravadas, conversas informais e da leitura de referencial teórico, construímos uma proposta pedagógica no ensino de ciências na escola de Educação Básica Oziel Alves em Açailândia-MA, que poderá contribuir para uma articulação entre elementos da realidade local e os conteúdos trabalhados no ensino de ciências na escola em questão. |
Abstract: | Evolution of scientific knowledge over the centuries and technological aspects and innovations led to what we call "cultural metamorphosis" in several areas. Through its activities and the prevailing ideology of "science as the sole and/or main source of truth" we face the loss or stagnation of popular knowledge acquired in decades - such as traditional knowledge about medicinal plants - which is being replaced by pharmaceutical knowledge that is, in a contradictory way, also produced based on the knowledge of "traditional experts”. Through research in locus in the Agrovila Nova Conquista, in Açailândia, Maranhão State, we found a high diversity of medicinal plants (42 species) found in this area and we identified their use with medicinal purpose. From recorded interviews, informal conversations and theoretical reading, we build a proposed pedagogical approach in science teaching in the Basic Education School Oziel Alves in Açailândia, Maranhão State, which may contribute to the articulation between elements of the local reality and the contents worked in science education at the school in question. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/699 |
ISSN: | 2525-4863 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Keywords: | Plantas Medicinais Educação do Campo Amazônia |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIFESSPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p144 |
Appears in Collections: | Coleção de Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ART_Conhecimentos tradicionais em torno | 520,37 kB | Unknown | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License