Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/772
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O modo de aprendizagem de empreendedores: um estudo com gestores de empreendimentos no município de Rondon do Pará |
metadata.dc.creator: | ALMEIDA, Andréa Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MACHADO, Rogério Ruas |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ALMEIDA, Andréa Santos de. O modo de aprendizagem de empreendedores: um estudo com gestores de empreendimentos no município de Rondon do Pará. 85 f. Campus Universitário de Rondon do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Bacharel em Administração, Rondon do Pará, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/169>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Devido à crescente importância do empreendedorismo na economia de vários países, inclusive no Brasil, no estado do Pará em especial na região sudeste, onde muitas pessoas encontraram no empreendedorismo a porta para sustentar suas famílias e sobreviver à crise instalada na região. Este trabalho procurou identificar quais os fatores que levam pessoas a empreender, qual modo que cada empreendedor aprendeu a desenvolver a gestão de suas empresas e qual o perfil de cada um destes empreendedores. Dornelas (2006) afirma que empreendedor é um indivíduo que se encontra insatisfeito e procura transformar esse sentimento em descobertas e proposta que tragam benefícios para si próprio e para os que estão ao seu redor.E com base nas informações acima citadas o objetivo geral desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da aprendizagem na trajetória profissional de quatro empreendedores de segmentos distintos em Rondon do Pará. Tendo como objetivos específicos: Descobrir quais os fatores cooperaram para a carreira empreendedora, identificar o modo de aprendizagem, identificar as características dos empreendedores pesquisados e que sugestões os empreendedores dariam para quem está pensando em abrir seu próprio negócio. Para tanto, foram realizadas entrevistas, com roteiro estruturado, junto a 4 empreendedoresde segmentos distintos, de micro e pequenas empresas do comércio no município de Rondon do Pará. Por meio da Análise de conteúdo dos relatos e de acordo com o referencial teórico de aprendizagem, foi possível identificar diversos atitudes em relação aos tipos de aprendizagem: experiencial, formal, informal, bem como a aprendizagem em grupo. Além disso foi possível identificar as barreiras à aprendizagem, sendo a falta de tempo um dos fatores que de certa forma tem prejudicado o crescimento em alguns setores da empresa |
Abstract: | Due to the growing importance of entrepreneurship in the economy of several countries, including Brazil, in the state of Pará, especially in the Southeast, where many people found in entrepreneurship the door to support their families and survive the crisis in the region. This work sought to identify the factors that lead people to undertake, how each entrepreneur learned to develop the management of their companies and what the profile of each of these entrepreneurs. Dornelas (2006) states that an entrepreneur is an individual who is dissatisfied and seeks to transform that feeling into discoveries and proposals that bring benefits to themselves and to those around them. Based on the above mentioned information, the general objective of this research is to analyze the development of learning in the professional trajectory of four entrepreneurs from distinct segments in Rondon do Pará. Having specific objectives: To discover which factors cooperated for the entrepreneurial career, to identify the mode of learning, identify the characteristics of the entrepreneurs surveyed and what suggestions entrepreneurs would give to those who are thinking of starting their own business. For this, interviews were conducted with a structured script, together with 4 entrepreneurs from different segments, from micro and small businesses in the municipalityof Rondon do Pará. Through the content analysis of the reports and according to the theoretical framework of learning , it was possible to identify different attitudes regarding learning types: experiential, formal, informal, as well as group learning. Inaddition, it was possible to identify the barriers to learning, and lack of time is one of the factors that has somehow hampered growth in some sectors of the company. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/772 |
Keywords: | Empreendedorismo Pequenas empresas Aprendizagem empreendedora |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O modo de aprendizagem.pdf | 88,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License