Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/847
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O papel e atuação de estagiários da educação especial no sistema público municipal de Marabá |
metadata.dc.creator: | ROCHA, Jessyka da Conceição |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | ROCHA, Jessyka da Conceição. O papel e atuação de estagiários da educação especial no sistema público municipal de Marabá. 2019. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/847>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre o papel e atuação de estagiários de alunos público alvo da educação especial/PAEE, com o objetivo de compreender como ocorre a mediação e interação do professor e estagiário no processo de inclusão em uma escola pública de Marabá. O trabalho tem como finalidade caracterizar e analisar o processo de inclusão nas turmas de ensino fundamental, havendo como foco o papel e atuação do estagiário da educação especial no sistema público municipal de Marabá. A pesquisa foi realizada através de um grupo focal com 07 estagiários da rede municipal de Marabá. Através das análises organizadas por meio de eixos temáticos, concluímos que atualmente o estagiário vem assumindo em sua atuação uma responsabilidade sobre o aluno que não é sua, vimos que a situação do estagiário, em relação a sua formação ainda é precária, pois a maioria dos estagiários iniciam a atuar sem uma formação inicial adequada, com orientações sobre a área da educação especial. |
Abstract: | This work presents an analysis about the function and actuation of interns of the students target from special education/PAEE, with the objective to comprehend how occurs the mediation and interaction of the teacher and intern in the inclusion process in a public school of Marabá. The work has for purpose to characterize and to analyze the inclusion process in the classes of elementary school, focusing the actuation and function of intern of the special education in the public municipal system of Marabá. The reseach was accomplished through a focal group with 07 interns from municipal network of Marabá. Through of the analysis organized by means of thematic axes, we conclued that currently the intern has been assuming in your actuation a responsability about the student that does not belongs to him, saw that situation of intern, regarding your formation still is precarious, because most of interns start acting without a proper initial formation, with orientations about the area of special education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/847 |
Keywords: | Educação especial Educação básica Inclusão escolar Educação inclusiva Atuação de estagiários |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel e atuação de estagiários.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License