Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Eliene Bentes de Souza-
dc.date.accessioned2019-10-04T18:13:07Z-
dc.date.available2019-10-04T18:13:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Eliene Bentes de Souza Gêneros textuais e os saberes das ervas medicinais: uma experiência na comunidade Boa Esperança do Burgo. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/912>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/912-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectErvas - Uso terapêutico - Manuais, guias, etc.pt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectConhecimento tradicional associadopt_BR
dc.subjectErvas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titleGêneros textuais e os saberes das ervas medicinais: uma experiência na comunidade Boa Esperança do Burgopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Edimara Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso tem como pergunta norteadora: como o gênero textual receita pode realizar a interseção entre os saberes escolares e os saberes locais a partir dos conhecimentos dos educandos sobre ervas medicinais da comunidade Boa Esperança do Burgo? Para a realização deste trabalho, foi utilizado como metodologia de pesquisa a observação participante, a entrevista semiestruturadas e a pesquisa documental. O presente estudo teve como objetivo central conhecer diferentes ervas medicinais a partir da relação entre os saberes escolares e os saberes locais através do gênero textual receita. Para isso, mobilizamos alguns referenciais teóricos como (FREIRE 1987), (GERALDI 1991), (ANTUNES 2002), (BRANDÃO 2003), (BAZERMAN 2005), entre outros. Assim, tal trabalho apresentou algumas estratégias e atividades que foram desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento do projeto intitulado “Caderno de Receitas das ervas medicinais da comunidade Boa Esperança do Burgo” no intuito de construir a valorização e a inserção dos saberes locais no espaço escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gêneros textuais e os saberes das ervas.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI