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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Pedagogia em ambientes não escolares: um estudo de caso acerca das contribuições que o pedagogo pode oferecer para qualificar o ambiente de trabalho e promover a formação continuada dos cuidadores que atuam no Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá – EAP
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Kelly Pinto de
metadata.dc.contributor.advisor1: PANTOJA, Letícia Souto
Issue Date: 2017
Citation: ARAÚJO, Kelly Pinto de. Pedagogia em ambientes não escolares: um estudo de caso acerca das contribuições que o pedagogo pode oferecer para qualificar o ambiente de trabalho e promover a formação continuada dos cuidadores que atuam no Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá – EAP. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa identificar o nível de capacitação dos funcionários que trabalham no Espaço de Acolhimento Provisório (EAP) – abrigo destinado ao atendimento, guarda, cuidados físicos e psicológicos às crianças e adolescentes em situação de risco, com idade entre 0 (zero) e 18 (dezoito) anos, situado no núcleo da Cidade Nova em Marabá – PA. Para isso, estabeleceram-se como instrumentos de coleta de dados os questionários, entrevistas e observações com diário de campo, os quais possibilitaram delimitar, orientar e facilitar as percepções singulares a respeito do tema em questão. Com base nos autores LIBÂNEO (2002), RIZZINI (2004), GONH (2004) é explorada a idéia da importância da capacitação e formação continuada. Diante do breve exposto, a análise evidenciou uma deficiência e/ou falta de capacitação por parte dos funcionários do espaço, o que reafirma e a relevância da formação prévia, continuada e a capacitação dos profissionais, uma vez que podem colaborar para as melhorias na qualidade do atendimento oferecido às crianças e adolescentes do EAP. Em face à essa problemática, são sugeridas quatro formas de intervenções, as quais visam o aperfeiçoamento na relação dos envolvidos.Concluiu-se, portanto, a necessidade da prática de formação, visto que a preparação ou não dos profissionais pode influenciar diretamente no desenvolvimento do trabalho dentro do EAP.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917
Keywords: Educação – Aspectos sociais – Marabá (PA)
Cuidadores - Formação
Pedagogos
Educação não-formal
Psicologia educacional.
Menores
Assistência a menores
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

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