Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pedagogia em ambientes não escolares: um estudo de caso acerca das contribuições que o pedagogo pode oferecer para qualificar o ambiente de trabalho e promover a formação continuada dos cuidadores que atuam no Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá – EAP |
Autor(es): | ARAÚJO, Kelly Pinto de |
Primeiro Orientador: | PANTOJA, Letícia Souto |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | ARAÚJO, Kelly Pinto de. Pedagogia em ambientes não escolares: um estudo de caso acerca das contribuições que o pedagogo pode oferecer para qualificar o ambiente de trabalho e promover a formação continuada dos cuidadores que atuam no Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá – EAP. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho visa identificar o nível de capacitação dos funcionários que trabalham no Espaço de Acolhimento Provisório (EAP) – abrigo destinado ao atendimento, guarda, cuidados físicos e psicológicos às crianças e adolescentes em situação de risco, com idade entre 0 (zero) e 18 (dezoito) anos, situado no núcleo da Cidade Nova em Marabá – PA. Para isso, estabeleceram-se como instrumentos de coleta de dados os questionários, entrevistas e observações com diário de campo, os quais possibilitaram delimitar, orientar e facilitar as percepções singulares a respeito do tema em questão. Com base nos autores LIBÂNEO (2002), RIZZINI (2004), GONH (2004) é explorada a idéia da importância da capacitação e formação continuada. Diante do breve exposto, a análise evidenciou uma deficiência e/ou falta de capacitação por parte dos funcionários do espaço, o que reafirma e a relevância da formação prévia, continuada e a capacitação dos profissionais, uma vez que podem colaborar para as melhorias na qualidade do atendimento oferecido às crianças e adolescentes do EAP. Em face à essa problemática, são sugeridas quatro formas de intervenções, as quais visam o aperfeiçoamento na relação dos envolvidos.Concluiu-se, portanto, a necessidade da prática de formação, visto que a preparação ou não dos profissionais pode influenciar diretamente no desenvolvimento do trabalho dentro do EAP. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/917 |
Palavras-chave: | Educação – Aspectos sociais – Marabá (PA) Cuidadores - Formação Pedagogos Educação não-formal Psicologia educacional. Menores Assistência a menores |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Pedagogia em ambientes.pdf | 809,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons