Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Tânia Kátia do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-10-07T13:30:31Z-
dc.date.available2019-10-07T13:30:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNUNES, Tânia Kátia do Nascimento. Escola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PA. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919-
dc.description.abstractThis paper discusses education in the field with the objective of analyzing how the infrastructure of the multi - classroom room of the 28 October Municipal School in Marabá / PA interferes or contributes to the teaching and learning process. For this, a bibliographic and field research was carried out with 14 (fourteen) subjects, of whom 08 (eight) students, 01 (one) teacher and 05 (five) parents / student representatives, qualitative-quantitative approach methodology, Exploratory type. Results obtained indicated precariousness in the physical infrastructure of the investigated institution, lack of didactic material, lack of pedagogical support and administrative management compromising satisfactory school performance. A conclusive study is made so that the process of teaching and learning can be developed, it is necessary that the educational spaces are organized and are constituted with infrastructure that favors democratic teaching, meaningful valuing the knowledge, knowledge and reality of the students who study In the country school.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEscola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANJOS, Cleide Pereira dos-
dc.description.resumoEste trabalho discute sobre educação do campo com o objetivo de analisar como a infraestrutura da sala multisseriada da Escola Municipal 28 de Outubro em Marabá/PA interfere ou contribui no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo com 14 (quatorze) sujeitos participantes dos quais, 08 (oito) alunos, 01 (um) professor e 05 (cinco) pais/representantes de alunos, metodologia de abordagem qualitativo-quantitativa, descritiva do tipo exploratória. Resultados obtidos apontaram precariedade na infraestrutura física da instituição investigada, falta de material didático, ausência de apoio pedagógico e da gestão administrativa comprometendo rendimento escolar satisfatório. Estudo remete-se, de forma conclusiva, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser desenvolvido é preciso que os espaços educativos sejam organizados e sejam constituídos com infraestrutura que favoreça ensino democrático, significativo valorizando os saberes, conhecimentos e realidade dos alunos que estudam na escola do campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Escola do campo....pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI