Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Escola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PA
metadata.dc.creator: NUNES, Tânia Kátia do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Cleide Pereira dos
Issue Date: 2017
Citation: NUNES, Tânia Kátia do Nascimento. Escola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PA. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute sobre educação do campo com o objetivo de analisar como a infraestrutura da sala multisseriada da Escola Municipal 28 de Outubro em Marabá/PA interfere ou contribui no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo com 14 (quatorze) sujeitos participantes dos quais, 08 (oito) alunos, 01 (um) professor e 05 (cinco) pais/representantes de alunos, metodologia de abordagem qualitativo-quantitativa, descritiva do tipo exploratória. Resultados obtidos apontaram precariedade na infraestrutura física da instituição investigada, falta de material didático, ausência de apoio pedagógico e da gestão administrativa comprometendo rendimento escolar satisfatório. Estudo remete-se, de forma conclusiva, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser desenvolvido é preciso que os espaços educativos sejam organizados e sejam constituídos com infraestrutura que favoreça ensino democrático, significativo valorizando os saberes, conhecimentos e realidade dos alunos que estudam na escola do campo.
Abstract: This paper discusses education in the field with the objective of analyzing how the infrastructure of the multi - classroom room of the 28 October Municipal School in Marabá / PA interferes or contributes to the teaching and learning process. For this, a bibliographic and field research was carried out with 14 (fourteen) subjects, of whom 08 (eight) students, 01 (one) teacher and 05 (five) parents / student representatives, qualitative-quantitative approach methodology, Exploratory type. Results obtained indicated precariousness in the physical infrastructure of the investigated institution, lack of didactic material, lack of pedagogical support and administrative management compromising satisfactory school performance. A conclusive study is made so that the process of teaching and learning can be developed, it is necessary that the educational spaces are organized and are constituted with infrastructure that favors democratic teaching, meaningful valuing the knowledge, knowledge and reality of the students who study In the country school.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919
Keywords: Aprendizagem
Educação do campo
Ensino
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Escola do campo....pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI