Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Escola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PA |
metadata.dc.creator: | NUNES, Tânia Kátia do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ANJOS, Cleide Pereira dos |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | NUNES, Tânia Kátia do Nascimento. Escola do campo: a infraestrutura da sala multisseriada da escola municipal 28 de outubro em Marabá - PA. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho discute sobre educação do campo com o objetivo de analisar como a infraestrutura da sala multisseriada da Escola Municipal 28 de Outubro em Marabá/PA interfere ou contribui no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo com 14 (quatorze) sujeitos participantes dos quais, 08 (oito) alunos, 01 (um) professor e 05 (cinco) pais/representantes de alunos, metodologia de abordagem qualitativo-quantitativa, descritiva do tipo exploratória. Resultados obtidos apontaram precariedade na infraestrutura física da instituição investigada, falta de material didático, ausência de apoio pedagógico e da gestão administrativa comprometendo rendimento escolar satisfatório. Estudo remete-se, de forma conclusiva, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser desenvolvido é preciso que os espaços educativos sejam organizados e sejam constituídos com infraestrutura que favoreça ensino democrático, significativo valorizando os saberes, conhecimentos e realidade dos alunos que estudam na escola do campo. |
Abstract: | This paper discusses education in the field with the objective of analyzing how the infrastructure of the multi - classroom room of the 28 October Municipal School in Marabá / PA interferes or contributes to the teaching and learning process. For this, a bibliographic and field research was carried out with 14 (fourteen) subjects, of whom 08 (eight) students, 01 (one) teacher and 05 (five) parents / student representatives, qualitative-quantitative approach methodology, Exploratory type. Results obtained indicated precariousness in the physical infrastructure of the investigated institution, lack of didactic material, lack of pedagogical support and administrative management compromising satisfactory school performance. A conclusive study is made so that the process of teaching and learning can be developed, it is necessary that the educational spaces are organized and are constituted with infrastructure that favors democratic teaching, meaningful valuing the knowledge, knowledge and reality of the students who study In the country school. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/919 |
Keywords: | Aprendizagem Educação do campo Ensino |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Escola do campo....pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License