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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/925
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva e educação de surdos: prática pedagógica para aquisição da linguagem escrita |
Autor(es): | FERNANDES, Edilene Dias |
Primeiro Orientador: | BORGES, Rutilene Moraes |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | FERNANDES, Edilene Dias. Educação inclusiva e educação de surdos: prática pedagógica para aquisição da linguagem escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Plano Nacional de Formação Docente – Parfor, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/925>. Acesso em: |
Resumo: | A aquisição da linguagem escrita pelo aluno surdo tem sido um grande desafio para os professores das escolas públicas regulares, em relação à compreensão as limitações do aluno e, em como efetivar sua prática pedagógica. Nesse intuito este estudo se propõe apresentar as principais ações que evidenciam a Educação de surdo: Prática Pedagógica Para Aquisição da Linguagem Escrita. Numa abordagem mista de cunho reflexivo interpretativo por meio de entrevistas semiestruturadas associada às observações em sala de aula e aplicação de questionário aos educadores que atendem alunos surdos no município de Marabá no estado do Pará. Esta pesquisa está fundamentada em: Lacerda e Lara Ferreiro (2013), Ferreiro e Teberosky (2009), Vygotsky (1998) entre outros. Os dados coletados permitiram considerar que é fundamental que os profissionais da educação direcionem um olhar diferenciado aos educandos surdos e amplie seus conhecimentos sobre a Língua Brasileira de sinais. |
Abstract: | The acquisition of written language for deaf students has been a major challenge for teachers in regular public schools, in relation to understanding the limitations of the student, and how to enforce their practice. This reason, this study aims to present the main actions that demonstrate the Deaf Education: Teaching Practice For Acquisition of Written Language. A combined approach of reflective interpretive nature through semi-structured interviews associated with classroom observations and questionnaire to some educators who serve deaf students in the city of Maraba in Para State This research is based on: Lara Lacerda and Smith (2013) and Teberosky Smith (2009), Vygotsky (1998) among others. The data collected showed that it is essential that education professionals to target a different look to the deaf student and expand their knowledge of the Brazilian Sign Languag. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/925 |
Palavras-chave: | Linguagem escrita Prática pedagógica Educação inclusiva Educação de Surdo Língua Brasileira de Sinais |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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