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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Taináh Sôffa-
dc.date.accessioned2019-10-08T12:53:54Z-
dc.date.available2019-10-08T12:53:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationROCHA, Taináh Sôffa. A proposta curricular do programa saberes da terra: a turma do Distrito de São Sebastião Itupiranga (PA). 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleA proposta curricular do programa saberes da terra: a turma do Distrito de São Sebastião Itupiranga (PA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANJOS, Cleide Pereira dos-
dc.description.resumoO estudo apresenta reflexões acerca da proposta Curricular do Programa Pro Jovem Campo Saberes da Terra, materializada na turma do Distrito de São Sebastião que funcionou em uma sala da Escola Vinicius de Moraes, localizado no assentamento Rio da Esquerda a 110 km da sede município de Marabá, Sudeste do Pará. O objetivo do estudo foi conhecer o currículo proposto do Programa Saberes da Terra e como foi praticado - como este se materializa – em turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministrada na escola citada, seus princípios tem como objetivo a Educação do Campo. Trata-se de um estudo de caso realizado a partir de abordagens qualitativas. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da observação e análise do cotidiano pedagógico, diálogo informal e entrevista realizada com os professores e alunos que atuam nesta turma. Para a construção do estudo é realizado um breve história acerca da memória da Educação do Campo em nível Nacional, Estadual e Regional. Proposta Curricular do Programa Saberes da Terra,e a Implantação do programa no Município de Itupiranga, sendo estes elementos conceituais de base teórica assumidos na análise das práticas pedagógicas exigidas do programa observadas na turma e sobre as percepções dos professores sobre seu fazer pedagógico. Como resultado do trabalho constatou-se que o fazer pedagógico da turma é fundamentado na Proposta Curricular do Programa Saberes da Terra, sendo que o proposto pelo programa é seguido com muitas dificuldades e contradições; que na maioria das vezes as práticas pedagógicas dos professores não fogem das características de uma prática tradicional, justificando-se o fato pela dificuldade que a professores enfrentaram em compreender a proposta curricular do programa alegando a dificuldade e trabalhar com os alunos em modalidade EJA, e mesmo com todas as dificuldades apontadas conseguiram de forma tímida assumir um papel de comprometimento com a proposta do programa assim ambos se ajudaram, contudo, os princípios da Educação do Campo foram alcançados.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A proposta curricular....pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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