Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A proposta curricular do programa saberes da terra: a turma do Distrito de São Sebastião Itupiranga (PA) |
metadata.dc.creator: | ROCHA, Taináh Sôffa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ANJOS, Cleide Pereira dos |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | ROCHA, Taináh Sôffa. A proposta curricular do programa saberes da terra: a turma do Distrito de São Sebastião Itupiranga (PA). 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo apresenta reflexões acerca da proposta Curricular do Programa Pro Jovem Campo Saberes da Terra, materializada na turma do Distrito de São Sebastião que funcionou em uma sala da Escola Vinicius de Moraes, localizado no assentamento Rio da Esquerda a 110 km da sede município de Marabá, Sudeste do Pará. O objetivo do estudo foi conhecer o currículo proposto do Programa Saberes da Terra e como foi praticado - como este se materializa – em turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministrada na escola citada, seus princípios tem como objetivo a Educação do Campo. Trata-se de um estudo de caso realizado a partir de abordagens qualitativas. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da observação e análise do cotidiano pedagógico, diálogo informal e entrevista realizada com os professores e alunos que atuam nesta turma. Para a construção do estudo é realizado um breve história acerca da memória da Educação do Campo em nível Nacional, Estadual e Regional. Proposta Curricular do Programa Saberes da Terra,e a Implantação do programa no Município de Itupiranga, sendo estes elementos conceituais de base teórica assumidos na análise das práticas pedagógicas exigidas do programa observadas na turma e sobre as percepções dos professores sobre seu fazer pedagógico. Como resultado do trabalho constatou-se que o fazer pedagógico da turma é fundamentado na Proposta Curricular do Programa Saberes da Terra, sendo que o proposto pelo programa é seguido com muitas dificuldades e contradições; que na maioria das vezes as práticas pedagógicas dos professores não fogem das características de uma prática tradicional, justificando-se o fato pela dificuldade que a professores enfrentaram em compreender a proposta curricular do programa alegando a dificuldade e trabalhar com os alunos em modalidade EJA, e mesmo com todas as dificuldades apontadas conseguiram de forma tímida assumir um papel de comprometimento com a proposta do programa assim ambos se ajudaram, contudo, os princípios da Educação do Campo foram alcançados. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/927 |
Keywords: | Educação do campo Currículos Educação rural |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A proposta curricular....pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License