Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Ilzete Monteiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T18:30:15Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T18:30:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ilzete Monteiro dos. A formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PA. 2013. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial – Maraba, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva – Maraba, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Professores – formação – Marabá, (PA) | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta análises sobre uma experiência de formação continuada de professores que atuam no ensino comum do sistema municipal de ensino de Marabá-Pa, desenvolvidas por professores especialistas (AEE) para apoiar a escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Questiona-se como tem sido desenvolvida esta formação continuada? E como os professores do ensino comum avaliam essa experiência de formação? Objetivando-se assim, analisar se essas experiências de formação têm servido para apoiar as práticas pedagógicas dos professores do ensino comum na escolarização dos alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa em questão desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, e trata-se de um estudo de caso. Teve a participação de: a coordenadora do Departamento de Educação Especial de Marabá; 8 professoras das salas de recursos multifuncionais (AEE); e 25 professores do ensino comum de algumas escolas da rede municipal de Marabá-Pa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: roteiros de entrevista semiestruturada, questionários, ficha avaliativa, análise documental e sessões de observação participante em encontros de formação, com registros em diários de campo. A investigação mostrou principalmente que as ações de formação desenvolvidas pelos professores do AEE apresentam reflexos na realidade prática dos professores do ensino comum, porém um apoio ainda reduzido e insuficiente, de modo a atender os princípios da Educação Inclusiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A formação continuada de professores.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons