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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ilzete Monteiro dos-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:30:15Z-
dc.date.available2019-10-08T18:30:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS, Ilzete Monteiro dos. A formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PA. 2013. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação Especial – Maraba, (PA)pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva – Maraba, (PA)pt_BR
dc.subjectProfessores – formação – Marabá, (PA)pt_BR
dc.titleA formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta análises sobre uma experiência de formação continuada de professores que atuam no ensino comum do sistema municipal de ensino de Marabá-Pa, desenvolvidas por professores especialistas (AEE) para apoiar a escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Questiona-se como tem sido desenvolvida esta formação continuada? E como os professores do ensino comum avaliam essa experiência de formação? Objetivando-se assim, analisar se essas experiências de formação têm servido para apoiar as práticas pedagógicas dos professores do ensino comum na escolarização dos alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa em questão desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, e trata-se de um estudo de caso. Teve a participação de: a coordenadora do Departamento de Educação Especial de Marabá; 8 professoras das salas de recursos multifuncionais (AEE); e 25 professores do ensino comum de algumas escolas da rede municipal de Marabá-Pa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: roteiros de entrevista semiestruturada, questionários, ficha avaliativa, análise documental e sessões de observação participante em encontros de formação, com registros em diários de campo. A investigação mostrou principalmente que as ações de formação desenvolvidas pelos professores do AEE apresentam reflexos na realidade prática dos professores do ensino comum, porém um apoio ainda reduzido e insuficiente, de modo a atender os princípios da Educação Inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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