Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PA |
Autor(es): | SANTOS, Ilzete Monteiro dos |
Primeiro Orientador: | RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SANTOS, Ilzete Monteiro dos. A formação continuada de professores para a educação inclusiva: análise de uma experiência do sistema municipal de ensino de Marabá-PA. 2013. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho apresenta análises sobre uma experiência de formação continuada de professores que atuam no ensino comum do sistema municipal de ensino de Marabá-Pa, desenvolvidas por professores especialistas (AEE) para apoiar a escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Questiona-se como tem sido desenvolvida esta formação continuada? E como os professores do ensino comum avaliam essa experiência de formação? Objetivando-se assim, analisar se essas experiências de formação têm servido para apoiar as práticas pedagógicas dos professores do ensino comum na escolarização dos alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa em questão desenvolveu-se dentro de uma abordagem qualitativa, e trata-se de um estudo de caso. Teve a participação de: a coordenadora do Departamento de Educação Especial de Marabá; 8 professoras das salas de recursos multifuncionais (AEE); e 25 professores do ensino comum de algumas escolas da rede municipal de Marabá-Pa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: roteiros de entrevista semiestruturada, questionários, ficha avaliativa, análise documental e sessões de observação participante em encontros de formação, com registros em diários de campo. A investigação mostrou principalmente que as ações de formação desenvolvidas pelos professores do AEE apresentam reflexos na realidade prática dos professores do ensino comum, porém um apoio ainda reduzido e insuficiente, de modo a atender os princípios da Educação Inclusiva. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/932 |
Palavras-chave: | Educação Especial – Maraba, (PA) Educação Inclusiva – Maraba, (PA) Professores – formação – Marabá, (PA) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A formação continuada de professores.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons