Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/934
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas pedagógicas no tempo comunidade da turma de Pedagogia do Campo no Sudeste do Pará |
Autor(es): | VIANA, José Hilton Paiva |
Primeiro Orientador: | MEDEIROS, Evandro Costa de |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | VIANA, José Hilton Paiva. Práticas pedagógicas no tempo comunidade da turma de Pedagogia do Campo no Sudeste do Pará. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/934>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto o estudo das atividades das disciplinas de Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, desenvolvidas por Educandos da Turma de Pedagogia do Campo, durante o no Tempo Comunidade realizado nos projetos de assentamentos da reforma agrária no sul e sudeste do estado do Pará. Tais atividades se constituíram como atividades de prática de ensino da turma através dos relatórios dos estágios supervisionados, fotos das atividades desenvolvidas e entrevista de áudio com os acadêmicos da Pedagogia do Campo assim foi verificado qual a importância teve os trabalhos da turma juntos aos camponeses, alunos, professores, movimentos sociais e secretarias de educação, na busca de compreender a educação do campo que temos, e percebi que a partir da analise dos relatórios e pesquisas dos Educandos da Pedagogia do Campo, descobriu-se que a educação oferecida não atende as necessidades do campo. Também que a formação recebida pelos educandos do campo nas escolas rurais, não valoriza a realidade e a identidade dos camponeses, o currículo é descontextualizado da realidade, os educadores não recebem formação que o ajude a compreender e atuar numa perspectiva de trabalhos desenvolvido pelas famílias no meio rural, e muito menos tem acesso a elementos da discussão sobre Educação do Campo. Uma educação projetada para valorizar a cultura, história, saberes e interesses dos sujeitos atendidos pela escola. Emprega-se um currículo urbano que não atende as necessidades e anseios dos povos do campo para com a educação escolar. As atividades de prática de ensino nas escolas de assentamento tiveram como objetivo de desenvolver novas metodologias pedagógicas, tomando como ponto de partida do ensino elementos da realidade das crianças e suas comunidades, como problemáticas vividas pelas famílias nos projetos de assentamentos, tratando-as por meio de metodologia interdisciplinar em sala de aula, envolvendo os educandos e comunidade, considerando a realidade dos sujeitos do campo como conteúdo da formação e assim realizando o estudo sobre os recursos naturais, a cultura, as formas de trabalho dos camponeses, etc. Tais atividades foram embasadas na pedagogia libertadora de FREIRE, BARON, CALDART, FRANCO e outros autores, fundamentadas no ideal que diz que a educação tem que ser para cultivar a democracia em cada época e comunidade, articulada à luta dos movimentos sociais do campo, ONGs, pastorais, etc., e desenvolvidas através da pesquisa para descobrir meios de como resolver os problemas educacionais e socioculturais, para que os povos do campo possam ter uma educação de qualidade, na intenção de inserir estas praticas nos currículos das escolas e nas políticas publicas de educação voltada para os sujeitos do campo. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/934 |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Formação docente Educação do campo. Educação rural |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Práticas pedagógicas....pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons