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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FREITAS, Euzeni Nunes Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T13:23:32Z | - |
dc.date.available | 2019-10-14T13:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Euzeni Nunes Martins. O processo de formação continuada dos professores na perspectiva das novas tecnologias. 2010. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/936>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/936 | - |
dc.description.abstract | This work entitled "The Case of Continuing Education of teachers in view of new technologies is a reflection and analysis on technologies and their relationships with a proposal for education linked to the problems of a society into the digital age.Underscoring the continuing education of teachers as an important activity for enhancement of teaching. Also, brings up discussions about curriculum for continuous training of teachers, method and concepts, creating space for reflection on the interactions between students, and teachers as facilitators, especially in the virtual environment (laboratories) of learning. Used as a methodology, a case study in the network of State and Municipal Marabá, Para, and procedures as observations, case studies, information acquired through interviews followed by semi-structured questionnaires, using these procedures had a better insight into the work teaching developed in the computer labs allowing us to understand the contributions that technology can offer in the teaching-learning process. While new technologies as a tool to configure potentiation in the learning process there is need to rethink continuing education at least for the facilitators to the work of new technologies in education is more effective. We noticed some serious deficiencies, like lack of infrastructure, inadequate use of the computer, the devaluation of the continuing education of teachers and others, such failures prompt us to question the use of computers in schools, because the way this feature has been used in practice of educational computing in Marabá, Para, we realize that is still far from what is idealized in the discourse of public policies for the integration of new technologies in education. The survey results allow us to make a few remarks: the scope for effective incorporation and use of communication (either version of the mass media, either version of the new technologies) can not be limited or restricted to those aspects of his "recovery" immediately in various spheres of society, including educational, as if this alone validate the information in School. development of this work allowed to conclude that the presence of professionals who work directly with labs, in a focused and planned, is essential for that school space is used effectively and that promote digital inclusion in the school community. | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | O processo de formação continuada dos professores na perspectiva das novas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Vanja Elizabeth Sousa | - |
dc.description.resumo | Este trabalho intitulado: O Processo de Formação Continuada dos professores na perspectiva das novas tecnologias faz uma análise e reflexão sobre as tecnologias e suas relações com uma proposta de educação vinculada à problemática de uma sociedade numa era digital. Ressaltando a formação continuada dos professores como uma atividade relevante para valorização da ação docente. Além disso, traz à tona discussões acerca de currículos de formação continuada de professores, modo e concepções; abrindo espaço para reflexão sobre as interações entre alunos/as, professores/as facilitadores/as, especialmente no ambiente virtual (laboratórios) de aprendizagem. Utilizamos como metodologia, o estudo de caso na rede Estadual e Municipal de Marabá-Pará, tendo como procedimentos observações, relatos de experiências, informações adquiridas através de entrevista seguida de questionários semiestruturados, através desses procedimentos tivemos, uma melhor visão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nos laboratórios de informática nos permitindo compreender as contribuições que as tecnologias pode oferecer no processo de ensino-aprendizagem. Embora as novas tecnologias configurem como instrumento potencializador no processo de aprendizagem há necessidade de repensarmos a formação continuada pelo menos para os facilitadores/as para que o trabalho das novas tecnologias na educação seja mais eficaz. Percebemos algumas faltas graves, como falta de infra-estrutura, uso inadequado do computador, desvalorização da formação continuada dos professores e outros; essas faltas nos incitam a questionar a utilização do computador nas escolas, pois da maneira que esse recurso vem sendo utilizado em prática de informática educativa em Marabá-Pará, percebemos que ainda está distante do que é idealizado nos discursos das políticas públicas voltadas para a inserção das novas tecnologias na educação. Os resultados da pesquisa nos permitem tecer algumas considerações: as efetivas possibilidades de incorporação e de uso da comunicação (seja na versão da mídia de massa, seja na versão das novas tecnologias), não podem ficar limitado ou circunscrito aos aspectos de seu “aproveitamento” imediato nas diversas esferas da sociedade, entre elas a educativa, como se isto por si só validasse a informática na escola.O desenvolvimento desse trabalho permitiu concluirmos que a presença de profissionais que trabalham diretamente com os laboratórios de informática, de forma orientada e planejada, é indispensável para que esse espaço escolar seja efetivamente utilizado e para que se promova a inclusão digital da comunidade escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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