Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REIS, Juliana Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T13:33:20Z | - |
dc.date.available | 2019-10-14T13:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Juliana Gomes. Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2009. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Professores – formação – Nova Ipixuna, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e adultos – Nova Ipixuna, (PA) | pt_BR |
dc.subject | Professores da EJA – Nova Ipixuna, (PA) | pt_BR |
dc.title | Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOURINHO, Silvana | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa traz, num primeiro momento, um breve levantamento histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Município de Nova Ipixuna, com o objetivo de contextualizar e comparar as mudanças ocorridas na concepção sobre esta modalidade de ensino em âmbito nacional e local. Para melhor compreendermos o cerne da investigação – as contribuições da formação continuada (Jornadas Pedagógicas) específicas para professores da EJA nos anos de 2002 a 2005 no Município de Nova Ipixuna. Assim, entrevistamos os professores e coordenadores deste período e para melhor analisarmos as falas, dividimos o questionário e respostas em quatro categorias de acordo com os assuntos que abordavam e que são: Profissão de Professor; Formação inicial e a EJA; Formação continuada e sua contribuição para a EJA em Nova Ipixuna e Propondo alternativas. As conclusões da pesquisa apontam para o esclarecimento da indissociabilidade entre o eu pessoal e o eu profissional. Sendo que as Jornadas Pedagógicas contribuíram para o crescimento de forma plena. Porém, nota-se que ao serem planejadas e realizadas não se levava em consideração o significado destas para os sujeitos envolvidos no processo. O que nos remete, de forma sutil, a necessidade das próximas formações continuada estarem voltadas mais para a pessoa do professor, suas angústias, suas dificuldades, seu pensamento sobre o que pretende trabalhar.Tendo em vista recuperar e melhorar este espaço de formação continuada, privilegiado para o enriquecimento pessoal e profissional do professor e conseqüentemente dos alunos da EJA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Percorrendo os caminhos.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons