Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005
metadata.dc.creator: REIS, Juliana Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: LOURINHO, Silvana
Issue Date: 2009
Citation: REIS, Juliana Gomes. Percorrendo os caminhos da EJA em Nova Ipixuna: um estudo de caso da formação continuada de professores de 2002 a 2005. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2009. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa traz, num primeiro momento, um breve levantamento histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Município de Nova Ipixuna, com o objetivo de contextualizar e comparar as mudanças ocorridas na concepção sobre esta modalidade de ensino em âmbito nacional e local. Para melhor compreendermos o cerne da investigação – as contribuições da formação continuada (Jornadas Pedagógicas) específicas para professores da EJA nos anos de 2002 a 2005 no Município de Nova Ipixuna. Assim, entrevistamos os professores e coordenadores deste período e para melhor analisarmos as falas, dividimos o questionário e respostas em quatro categorias de acordo com os assuntos que abordavam e que são: Profissão de Professor; Formação inicial e a EJA; Formação continuada e sua contribuição para a EJA em Nova Ipixuna e Propondo alternativas. As conclusões da pesquisa apontam para o esclarecimento da indissociabilidade entre o eu pessoal e o eu profissional. Sendo que as Jornadas Pedagógicas contribuíram para o crescimento de forma plena. Porém, nota-se que ao serem planejadas e realizadas não se levava em consideração o significado destas para os sujeitos envolvidos no processo. O que nos remete, de forma sutil, a necessidade das próximas formações continuada estarem voltadas mais para a pessoa do professor, suas angústias, suas dificuldades, seu pensamento sobre o que pretende trabalhar.Tendo em vista recuperar e melhorar este espaço de formação continuada, privilegiado para o enriquecimento pessoal e profissional do professor e conseqüentemente dos alunos da EJA.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/937
Keywords: Professores – formação – Nova Ipixuna, (PA)
Educação de Jovens e adultos – Nova Ipixuna, (PA)
Professores da EJA – Nova Ipixuna, (PA)
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Percorrendo os caminhos.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI