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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEÃO, Mileidy Baeta-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:39:51Z-
dc.date.available2019-11-13T17:39:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLEÃO, Mileidy Baeta. A utilização do jogo lúdico adaptado aos alunos com necessidades especiais (cegos e baixa visão) no ensino médio. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/991-
dc.description.abstractThe history of people with disabilities is marked by a purely exclusionary process that has come about in the course of time being altered thanks to the efforts of numerous researchers and families of people with disabilities who have come up with the challenge of proving that a person with any type of disability can not Be considered as invalid and be discarded as it had been in former times in ancient societies. Therefore, special education presented itself to people with disabilities as an opportunity to access the systematic knowledge produced in school. However, the education of people with disabilities most of the time failed to achieve their goals, because even if educational institutions were created, their actions were most often carried out clinically rather than educationally. In this sense, the objective was to build a playful practice that meets the needs of inclusion of students with disabilities related to blindness and low vision in High School, because it was supported by the existence of a problem related to the absence of exercise production Pedagogical practices that meet the real educational needs of students with blindness and low vision. The practice of intervention was directed to the classes of the 3rd Year A and B of a public school in the city of MarabáPará, which has students with low vision and blindness. The game was based on the game "UNO" which in addition to being adapted to issues involving Hydrocarbons, possessed the Braille language and also extended letters for low vision students. This methodology was very well accepted by all the students involved, because in addition to fixing the content of Chemistry through playful play, students with visual impairment were actually included in a playful and fun way.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensino – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectJogos educativos – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.titleA utilização do jogo lúdico adaptado aos alunos com necessidades especiais (cegos e baixa visão) no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Simone Yasue Simote-
dc.description.resumoA história das pessoas com deficiência é marcada por um processo puramente exclusório que veio no transcorrer dos tempos sendo alterada graças a esforços de inúmeros pesquisadores e familiares de pessoas com deficiência que se lançaram ao desafio de provar que uma pessoa com qualquer tipo de deficiência não pode ser considerada como inválida e ser descartada como fora em tempos anteriores nas sociedades antigas. Portanto, a educação especial se apresentou para as pessoas com deficiência como uma oportunidade de acesso ao saber sistemático produzido na escola. Entretanto, a educação das pessoas com deficiência na maioria das vezes não conseguiu atingir seus objetivos, pois, mesmo que as instituições educacionais fossem criadas, suas ações na maioria das vezes se processaram de maneira clínica e não educacional. Nesse sentido, adotou-se como objetivo a construção de uma prática lúdica que atenda às necessidades de inclusão, dos alunos com deficiência relacionado à cegueira e baixa visão no Ensino Médio, pois respaldou-se na existência de uma problemática relacionada a ausência da produção e exercício de práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades educativas dos alunos com cegueira e baixa visão. A prática da intervenção foi direcionada as turmas do 3º Ano A e B de uma escola pública, na cidade de Marabá-Pará, a qual possui alunos com baixa visão e cegueira. O jogo lúdico foi baseado no jogo “UNO” que além de ser adaptado para questões envolvendo Hidrocarbonetos, possuía a linguagem Braille e também ampliação das cartas para alunos de baixa visão. Essa metodologia foi muito bem aceita por todos os alunos envolvidos, pois além de fixarem o conteúdo de Química através do jogo lúdico, os alunos com deficiência visual foram de fato incluídos de forma lúdica e divertida.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

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