Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/991
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A utilização do jogo lúdico adaptado aos alunos com necessidades especiais (cegos e baixa visão) no ensino médio |
metadata.dc.creator: | LEÃO, Mileidy Baeta |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Simone Yasue Simote |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | LEÃO, Mileidy Baeta. A utilização do jogo lúdico adaptado aos alunos com necessidades especiais (cegos e baixa visão) no ensino médio. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A história das pessoas com deficiência é marcada por um processo puramente exclusório que veio no transcorrer dos tempos sendo alterada graças a esforços de inúmeros pesquisadores e familiares de pessoas com deficiência que se lançaram ao desafio de provar que uma pessoa com qualquer tipo de deficiência não pode ser considerada como inválida e ser descartada como fora em tempos anteriores nas sociedades antigas. Portanto, a educação especial se apresentou para as pessoas com deficiência como uma oportunidade de acesso ao saber sistemático produzido na escola. Entretanto, a educação das pessoas com deficiência na maioria das vezes não conseguiu atingir seus objetivos, pois, mesmo que as instituições educacionais fossem criadas, suas ações na maioria das vezes se processaram de maneira clínica e não educacional. Nesse sentido, adotou-se como objetivo a construção de uma prática lúdica que atenda às necessidades de inclusão, dos alunos com deficiência relacionado à cegueira e baixa visão no Ensino Médio, pois respaldou-se na existência de uma problemática relacionada a ausência da produção e exercício de práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades educativas dos alunos com cegueira e baixa visão. A prática da intervenção foi direcionada as turmas do 3º Ano A e B de uma escola pública, na cidade de Marabá-Pará, a qual possui alunos com baixa visão e cegueira. O jogo lúdico foi baseado no jogo “UNO” que além de ser adaptado para questões envolvendo Hidrocarbonetos, possuía a linguagem Braille e também ampliação das cartas para alunos de baixa visão. Essa metodologia foi muito bem aceita por todos os alunos envolvidos, pois além de fixarem o conteúdo de Química através do jogo lúdico, os alunos com deficiência visual foram de fato incluídos de forma lúdica e divertida. |
Abstract: | The history of people with disabilities is marked by a purely exclusionary process that has come about in the course of time being altered thanks to the efforts of numerous researchers and families of people with disabilities who have come up with the challenge of proving that a person with any type of disability can not Be considered as invalid and be discarded as it had been in former times in ancient societies. Therefore, special education presented itself to people with disabilities as an opportunity to access the systematic knowledge produced in school. However, the education of people with disabilities most of the time failed to achieve their goals, because even if educational institutions were created, their actions were most often carried out clinically rather than educationally. In this sense, the objective was to build a playful practice that meets the needs of inclusion of students with disabilities related to blindness and low vision in High School, because it was supported by the existence of a problem related to the absence of exercise production Pedagogical practices that meet the real educational needs of students with blindness and low vision. The practice of intervention was directed to the classes of the 3rd Year A and B of a public school in the city of MarabáPará, which has students with low vision and blindness. The game was based on the game "UNO" which in addition to being adapted to issues involving Hydrocarbons, possessed the Braille language and also extended letters for low vision students. This methodology was very well accepted by all the students involved, because in addition to fixing the content of Chemistry through playful play, students with visual impairment were actually included in a playful and fun way. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/991 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Química – Estudo e ensino – Marabá (PA) Jogos educativos – Marabá (PA) Deficientes visuais - Educação Educação inclusiva Jogos lúdicos |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A utilização do jogo lúdico adaptado.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License