Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/993
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aplicação de práticas experimentais com enfoque em meio ambiente, conforme metodologia abordada por Oliveira e colaboradores (2010b) |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Andressa Santos dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SANTOS, Andressa Santos dos. Aplicação de práticas experimentais com enfoque em meio ambiente, conforme metodologia abordada por Oliveira e colaboradores (2010b). 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho teve por objetivo realizar três atividades experimentais no segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Marabá-PA, baseadas na metodologia desenvolvida no trabalho “Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química” de Oliveira e colaboradores (2010). Os experimentos aludiram os seguintes temas: chuva ácida, poluição dos rios e descontaminação dos rios, associando os conceitos de química com a problemática ambiental e sua remediação através da educação ambiental. Os expressivos resultados indicam que o uso de procedimentos experimentais fundados na demonstração, verificação e investigação, são determinantes para evolução das aulas de química. Por fim, as práticas experimentais quando propostas e executadas de maneira planejadas constituem uma excepcional ferramenta didática capaz de auxiliar os professores em suas aulas, contribuindo para o despertar do interesse dos alunos pela Química e suas implicações no meio ambiente. |
Abstract: | The objective of this study was to perform three experimental activities in the second year of high school in a public school in Marabá-PA, based on the methodology developed in the paper "Developing educational games for teaching chemistry" by Oliveira et al. (2010). The experiments referred to the following topics: acid rain, river pollution and decontamination of rivers, associating the concepts of chemistry with the environmental problem and its remediation through environmental education. The expressive results indicate that the use of experimental procedures based on demonstration, verification and investigation, are determinant for the evolution of chemistry classes. Finally, experimental practices when proposed and executed in a planned way constitute an exceptional didactic tool capable of assisting teachers in their classes, contributing to the awakening of students' interest in Chemistry and its implications on the environment. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/993 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Ciência - Estudo e ensino Educação ambiental Professores de química Aprendizagem experimental Planejamento |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aplicação de práticas experimentais com.pdf | 832,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License