Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/655
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto - PA
Autor(es): SILVA, Geiziane Amaral da
Primeiro Orientador: MARTIN, Andrey Minin
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Geiziane Amaral da. Entre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto - PA. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas educacionais do/no campo a partir das experiências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes, localizada no assentamento João Canuto, no município de Xinguara/PA. A partir de um pesquisa qualitativa, foram realizados estudos de campo e entrevistas com sujeitos que vivenciaram tais trajetórias, e ainda vivenciam no processo de construção da educação no campo, tais como as professoras da escola deste assentamento e seus moradores. Conjuntamente foram analisados os arquivos escolares e seus materiais didáticos, da coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5º ano (PNLD 2016/2018) conjuntamente ao aparato legislativo sobre educação e educação no campo. Através da metodologia da história oral e diálogo com um mote de autores buscamos entender como novas práticas educativas foram gestadas neste processo de luta, pautadas na emancipação dos sujeitos, reafirmação de suas identidades e na valorização de saberes centrais para fixação do homem no campo.
Abstract: This work aims to analyze the educational practices of/in the rural area from the experiences of Dom José Gomes Primary Municipal School, located at João Canute settlement in Xinguara/PA. Through a qualitative research, field studies and interviews were carried out with subjects who experienced such trajectories, and who are still experiencing this process of building education in the field, such as the school teachers of this settlement and its residents. School archives and teaching materials from the collection Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5thgrade (PNLD 2016/2018) were also analyzed with the legislative apparatus on education and field education. Using oral history as the methodology and dialogue with a motto of authors this paper tries to understand how new educational practices were born in this process of struggle, guided in the emancipation of the subjects, reaffirmation of their identities and in the appreciation of central knowledge to man fixation in the field.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/655
CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Palavras-chave: Educação rural
Assentamentos humanos - João Canuto
Escola Dom José Gomes
História - Xinguara (PA)
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Entre livros e o roçado.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI