Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Uso e qualidade da água” como tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará
Autor(es): AZEVEDO, Márcia Aparecida Miranda de
Primeiro Orientador: MARTINS, José Pedro de Azevedo
Data do documento: 2009
Citação: AZEVEDO, Márcia Aparecida Miranda de. “Uso e qualidade da água” como tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará. 2009. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de ciências agrárias, Marabá, 2009. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876>. Acesso em:
Resumo: Os bens da terra são patrimônios de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependem desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados. Deve-se cuidar, portanto, para que esse uso pelos seres humanos seja conservativo, isto é, que seja o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de diagnosticar como o tema uso e qualidade da água do Município de Rondon do Pará vem sendo discutido nas salas de aulas deste mesmo Município, por entender que a problemática da possível escassez de água do planeta pode se tornar um fator limitante a vida. Verifica-se que a Educação Ambiental (EA) enquanto processo pedagógico abarca uma diversidade muito grande de metodologias, enfoques e abordagens. Propõe-se um processo educacional em que os indivíduos - educandos e educadores - se atentem para que suas atividades e ações levem em consideração as particularidades do entorno, ou seja, do contexto social. Portanto acredita-se que além da necessidade da EA é preciso desencadear com urgência um amplo processo de alfabetização ecológica para a preservação dos recursos hídricos, visto que é fundamental que todos adquiram conhecimentos básicos de ecologia, uma vez que a água é um recurso natural imprescindível para a existência da vida.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/876
Palavras-chave: Recursos naturais
Poluição
Educação
Desperdício
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Uso e qualidade da água como tema nas escolas públicas de Rondon do Pará.pdf47,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI