Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1013
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do ensino experimental de Química na motivação e aprendizagem dos alunos de 1º ano da E.E.E.F.M Prof. Acy Barros |
Autor(es): | MARQUES, Bruno Douglas Cantão |
Primeiro Orientador: | ALENCAR, Wagner Soares de |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | MARQUES, Bruno Douglas Cantão. A importância do ensino experimental de Química na motivação e aprendizagem dos alunos de 1º ano da E.E.E.F.M Prof. Acy Barros. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | Realizou-se, neste trabalho, uma pesquisa avaliativa sobre a importância experimental no ensino de química em duas turmas de 1º ano do ensino médio: 1º ano B e 1º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, localizada na cidade de Marabá, estado do Pará, ambas com 17 alunos. A avaliação na turma B foi feita através de aplicação de dois questionários, sendo um pedagógico, para saber a opinião dos alunos sobre a disciplina de química, e outro didático, para medir o grau de aprendizagem no conteúdo de química visto na teoria, tais como, densidade, mudança de estado físico da matéria e separação de misturas. A avaliação da turma C foi feita semelhante a da turma B, contudo houve também a ministração de aulas experimentais em sala de aula. Para uma melhor comparação entre as turmas, foram feitas as mesmas perguntas nos dois questionários. Para medir o grau de motivação dos alunos, foi repassado o questionário pedagógico na turma C, após as aulas experimentais. O objetivo deste trabalho foi comprovar a importância das aulas experimentais como meio motivacional e aprimorador de conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a turma C, a qual recebeu as aulas experimentais, se destacou em relação à turma B, que não teve aula experimental. Dessa forma, podemos dizer que a teoria vista em sala de aula aliada à experimentação científica, além de motivar, também melhora a fixação do conteúdo na mente dos alunos. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1013 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Experimentação Química - Ensino médio Aprendizagem Aulas experimentais |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A importância do ensino experimental de Química.pdf | 873,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons