Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química |
metadata.dc.creator: | CARVALHO, Débora Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OLIVEIRA, Marilene Nunes |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | CARVALHO, Débora Rodrigues de. O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de Química nas últimas décadas vem se aprimorando, pois nota-se um crescente aumento no número de publicações nos encontros e congressos voltados ao Ensino de Química, aonde o processo de ensino-aprendizado vem ganhando espaço, no sentido de promover interações entre educando e educador. Com o intuito de promover procedimentos alternativos para o ensino de química por meio da utilização de recursos didáticos diversos, na tentativa de criar condições favoráveis para o aprendizado do ensino de química, bem como incentivar uma mudança na postura do professor em relação a sua prática didático-pedagógica o presente trabalho buscou utilizar algumas atividades alternativas como instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, principalmente a utilização de jogos químicos, desenvolvimento de aulas experimentais e o uso de recursos da informática como propostas pedagógicas complementares ao ensino de Química. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio no município de Marabá /PA como fonte de mediação entre a teoria e a prática. A motivação, interesse pela participação e o despertar para o ensino de química foram os resultados observados. Assim, foi possível perceber que a experimentação constitui ferramenta fundamental, não somente para mediar à aprendizagem, mas também, estreitar a relação aluno e professor. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA) Jogos educativos Estratégias de aprendizagem Aprendizagem experimental Prática de ensino Experimentação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel do professor e a importância.pdf | 584,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License