Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química
metadata.dc.creator: CARVALHO, Débora Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Marilene Nunes
Issue Date: 2014
Citation: CARVALHO, Débora Rodrigues de. O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Química nas últimas décadas vem se aprimorando, pois nota-se um crescente aumento no número de publicações nos encontros e congressos voltados ao Ensino de Química, aonde o processo de ensino-aprendizado vem ganhando espaço, no sentido de promover interações entre educando e educador. Com o intuito de promover procedimentos alternativos para o ensino de química por meio da utilização de recursos didáticos diversos, na tentativa de criar condições favoráveis para o aprendizado do ensino de química, bem como incentivar uma mudança na postura do professor em relação a sua prática didático-pedagógica o presente trabalho buscou utilizar algumas atividades alternativas como instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, principalmente a utilização de jogos químicos, desenvolvimento de aulas experimentais e o uso de recursos da informática como propostas pedagógicas complementares ao ensino de Química. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio no município de Marabá /PA como fonte de mediação entre a teoria e a prática. A motivação, interesse pela participação e o despertar para o ensino de química foram os resultados observados. Assim, foi possível perceber que a experimentação constitui ferramenta fundamental, não somente para mediar à aprendizagem, mas também, estreitar a relação aluno e professor.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA)
Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem experimental
Prática de ensino
Experimentação
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_O papel do professor e a importância.pdf584,5 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI