Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARVALHO, Débora Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:48:15Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Débora Rodrigues de. O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Marilene Nunes | - |
dc.description.resumo | O ensino de Química nas últimas décadas vem se aprimorando, pois nota-se um crescente aumento no número de publicações nos encontros e congressos voltados ao Ensino de Química, aonde o processo de ensino-aprendizado vem ganhando espaço, no sentido de promover interações entre educando e educador. Com o intuito de promover procedimentos alternativos para o ensino de química por meio da utilização de recursos didáticos diversos, na tentativa de criar condições favoráveis para o aprendizado do ensino de química, bem como incentivar uma mudança na postura do professor em relação a sua prática didático-pedagógica o presente trabalho buscou utilizar algumas atividades alternativas como instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, principalmente a utilização de jogos químicos, desenvolvimento de aulas experimentais e o uso de recursos da informática como propostas pedagógicas complementares ao ensino de Química. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio no município de Marabá /PA como fonte de mediação entre a teoria e a prática. A motivação, interesse pela participação e o despertar para o ensino de química foram os resultados observados. Assim, foi possível perceber que a experimentação constitui ferramenta fundamental, não somente para mediar à aprendizagem, mas também, estreitar a relação aluno e professor. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel do professor e a importância.pdf | 584,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons