Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química |
Autor(es): | CARVALHO, Débora Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Marilene Nunes |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | CARVALHO, Débora Rodrigues de. O papel do professor e a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação química. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | O ensino de Química nas últimas décadas vem se aprimorando, pois nota-se um crescente aumento no número de publicações nos encontros e congressos voltados ao Ensino de Química, aonde o processo de ensino-aprendizado vem ganhando espaço, no sentido de promover interações entre educando e educador. Com o intuito de promover procedimentos alternativos para o ensino de química por meio da utilização de recursos didáticos diversos, na tentativa de criar condições favoráveis para o aprendizado do ensino de química, bem como incentivar uma mudança na postura do professor em relação a sua prática didático-pedagógica o presente trabalho buscou utilizar algumas atividades alternativas como instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, principalmente a utilização de jogos químicos, desenvolvimento de aulas experimentais e o uso de recursos da informática como propostas pedagógicas complementares ao ensino de Química. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio no município de Marabá /PA como fonte de mediação entre a teoria e a prática. A motivação, interesse pela participação e o despertar para o ensino de química foram os resultados observados. Assim, foi possível perceber que a experimentação constitui ferramenta fundamental, não somente para mediar à aprendizagem, mas também, estreitar a relação aluno e professor. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1018 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA) Jogos educativos Estratégias de aprendizagem Aprendizagem experimental Prática de ensino Experimentação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O papel do professor e a importância.pdf | 584,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons