Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1046
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A metodologia clássica de educação, baseada no trivium aplicado e cristão como alternativa para melhorar a qualidade do ensino de química no nível médio |
metadata.dc.creator: | FONTOURA, Juliana de Assis |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | FONTOURA, Juliana de Assis. A metodologia clássica de educação, baseada no trivium aplicado e cristão como alternativa para melhorar a qualidade do ensino de química no nível médio. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho trata da metodologia de ensino Clássica e Cristã, que abrange o Trivium aplicado e a visão cristã para o ensino da química. Objetiva-se avaliar a aplicabilidade do método de ensino clássico baseado no Trivium e promover o desenvolvimento do conhecimento científico sobre o método. Para isso, desenvolveu-se uma profunda pesquisa bibliográfica bem como um material para indicação da aplicação do método. Foi estabelecido por meio da pesquisa um panorama da história da educação clássica e do Trivium e da educação cristã. Para aplicação do método utilizou-se especificamente o Trivium aplicado mesclado com o Trivium bíblico, chamada educação clássica e cristã. Estabeleceu-se o padrão do Trivium a ser aplicado como método para o ensino de Química em três partes, a saber, gramática, lógica e retórica. A educação cristã por sua vez fornece a unidade e o propósito para o estudo de Química. Por fim, mostrou-se um exemplo de aplicação direta do método para os três anos do Ensino Médio. |
Abstract: | The present work deals with the methodology of Classical and Christian teaching, which covers the applied Trivium and the Christian vision for the teaching of chemistry. The objective is to evaluate the applicability of the classical teaching method based on Trivium and to promote the development of scientific knowledge about the method. For this, a deep bibliographical research was developed as well as a material to indicate the application of the method. It was established through the research an overview of the history of classical education and Trivium and Christian education. For the application of the method was used specifically Trivium applied combined with the Biblical Trivium, called classical and Christian education. The Trivium standard is to be applied as a method for teaching chemistry in three parts, namely grammar, logic and rhetoric. Christian education in turn provides the unity and purpose for the study of Chemistry. Finally, an example of direct application of the method for the three years of high school was shown. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1046 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Química - Estudo e ensino Educação cristã Ensino religioso Educação clássica Ensino - Metodologia |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A metodologia clássica de educação.pdf | 817,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License