Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1046
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A metodologia clássica de educação, baseada no trivium aplicado e cristão como alternativa para melhorar a qualidade do ensino de química no nível médio
Autor(es): FONTOURA, Juliana de Assis
Primeiro Orientador: SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de
Data do documento: 2018
Citação: FONTOURA, Juliana de Assis. A metodologia clássica de educação, baseada no trivium aplicado e cristão como alternativa para melhorar a qualidade do ensino de química no nível médio. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho trata da metodologia de ensino Clássica e Cristã, que abrange o Trivium aplicado e a visão cristã para o ensino da química. Objetiva-se avaliar a aplicabilidade do método de ensino clássico baseado no Trivium e promover o desenvolvimento do conhecimento científico sobre o método. Para isso, desenvolveu-se uma profunda pesquisa bibliográfica bem como um material para indicação da aplicação do método. Foi estabelecido por meio da pesquisa um panorama da história da educação clássica e do Trivium e da educação cristã. Para aplicação do método utilizou-se especificamente o Trivium aplicado mesclado com o Trivium bíblico, chamada educação clássica e cristã. Estabeleceu-se o padrão do Trivium a ser aplicado como método para o ensino de Química em três partes, a saber, gramática, lógica e retórica. A educação cristã por sua vez fornece a unidade e o propósito para o estudo de Química. Por fim, mostrou-se um exemplo de aplicação direta do método para os três anos do Ensino Médio.
Abstract: The present work deals with the methodology of Classical and Christian teaching, which covers the applied Trivium and the Christian vision for the teaching of chemistry. The objective is to evaluate the applicability of the classical teaching method based on Trivium and to promote the development of scientific knowledge about the method. For this, a deep bibliographical research was developed as well as a material to indicate the application of the method. It was established through the research an overview of the history of classical education and Trivium and Christian education. For the application of the method was used specifically Trivium applied combined with the Biblical Trivium, called classical and Christian education. The Trivium standard is to be applied as a method for teaching chemistry in three parts, namely grammar, logic and rhetoric. Christian education in turn provides the unity and purpose for the study of Chemistry. Finally, an example of direct application of the method for the three years of high school was shown.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1046
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Educação cristã
Ensino religioso
Educação clássica
Ensino - Metodologia
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A metodologia clássica de educação.pdf817,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI