Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A mulher negra nos livros didáticos de história: uma análise de coleções adotadas no ensino básico da cidade de Marabá (PA) |
Autor(es): | SANTOS, Mayara Souza dos |
Primeiro Orientador: | SAMPAIO, Maria Clara Sales Carneiro |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS, Mayara Souza dos. A mulher negra nos livros didáticos de história: uma análise de coleções adotadas no ensino básico da cidade de Marabá (PA). 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062>. Acesso em: |
Resumo: | A presente monografia de conclusão do curso de Licenciatura em História pela Faculdade de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará tem como tema as reflexões acerca das representações das mulheres negras em diferentes coleções de livros didáticos de História adotados em escolas no município de Marabá (PA). Tendo em vista os 15 anos de vigor da Lei Federal de número 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil, foi nosso objetivo contribuir para a reflexão dos limites e problemas que ainda são enfrentados por docentes e estudantes na busca por uma melhor compreensão sobre a forma como as contribuições históricas das mulheres negras aparecem representadas naquele que é um dos principais materiais de apoio do ensino básico: o livro didático. |
Abstract: | The presentstudyisthe final papernecessarytoconcludetheUndergraduatecourseofHistoryandHistoryTeaching in the Faculdade de História ofthe Instituto de Ciências Humanas oftheUniversade Federal do Sul e Sudeste do Pará. It iscenteredarounddiscussions on therepresentationofblackwomen in differentHistoryschoolbookscollectionsadoptedbyschools in themunicipalityof Marabá (PA). Fifteenyearsago, the Federal Law number 10.639 of 2003, made it mandatorythatAfricanandAfrican-BrasilianHistoryandCulturebecamepartofthe curriculum in SecondarySchoolsand High Schoolsall over the country. Thispaperaimsatverifiying, in light ofsuchlaw, whatkindofissuesteachersandstudents still face when it comes tobetterunderstandingthehistoricalpartplayedbyblackwomen, accordingtothatwhichisthemainresource in mostclassrooms: schoolbooks. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062 |
Palavras-chave: | História (Ensino Fundamental) – Estudo e Ensino – Marabá (PA) História (Ensino Fundamental) – Livros didáticos Negros nos livros didáticos Negras – História - Estudo e Ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A mulher negra nos livros didáticos de História.pdf | 500,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons