Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017) |
Autor(es): | ALVES, Marta Lima |
Primeiro Orientador: | MELO, Valéria Moreira Coelho de |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | ALVES, Marta Lima. A representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017). 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063>. Acesso em: |
Resumo: | Propõe uma reflexão sobre a construção histórica da representação do índio na historiografia brasileira e sobre a maneira como essa representação emerge nos livros didáticos de história voltados para o ensino fundamental. O foco principal recai sobre os livros do 6º e do 7º ano, publicados posteriormente à lei 11.645/2008, e utilizados em escolas públicas da cidade de Marabá. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanecia de equívocos e estereótipos característicos da representação historicamente construída. Procura-se refletir, neste sentido, sobre desafios e possibilidades com que os docentes se deparam atualmente para abordar a questão indígena em sala de aula. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063 |
Palavras-chave: | Índios da América do Sul (Ensino Fundamental) – Brasil – Estudo e Ensino Índios nos livros didáticos Índios – História Historiografia |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A representação do índio nos livros didáticos do ensino fundamental.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons