Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1120
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Horta escolar como prática pedagógica alternativa para o ensino de Ciências Naturais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ney Ralison Silva de |
Primeiro Orientador: | MUNIZ, Rodrigo de Almeida |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Ney Ralison Silva de. Horta escolar como prática pedagógica alternativa para o ensino de Ciências Naturais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1120>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho é resultado da pesquisa-ação desenvolvida no espaço da horta escolar através da observação, registro e interação com estudantes do quarto e quinto (4º e 5º) ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes, localizada do Distrito de Maracajá, município de Novo Repartimento – Pará. Como subsídio para construção de uma proposta de intervenção no ensino de ciências naturais na educação básica foram alocados elementos de estudos anteriores, como aprendizagens e reflexões teóricas produzidas no decorrer das etapas da Pesquisa Socioeducacional desenvolvida na modalidade da alternância pedagógica entre Tempo-Espaço Universidade e Tempo-Espaço Localidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). As atividades da pesquisa foram desenvolvidas no período de março a junho do ano de 2015 e tiveram como objetivos analisar a experiência da horta escolar como uma prática pedagógica alternativa, capaz de valorizar a partilha de saberes e o trabalho coletivo, aumentar o interesse dos educandos por meio de sua participação ativa no planejamento e execução das atividades de construção de uma horta, proporcionando sua utilização como um laboratório vivo capaz de promover a interdisciplinaridade, bem como a abordagem dos conteúdos da disciplina de ciências naturais no contexto escolar, na ocasião foram abordados os seguintes temas: alimentação saudável, educação do campo, educação emancipadora, desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável e trabalho coletivo. Para além do conteúdo, uma série de habilidades e situações desejáveis foi alcançada, pois os educandos tiveram a oportunidade de contribuir na elaboração, produção e execução de uma prática pedagógica, antes apenas restrita aos docentes, deixando assim de serem sujeitos passivos para entrarem em atividade no processo de ensino aprendizagem. Além da pesquisa de campo foram realizadas pesquisas bibliográficas para corroborar com as experiências vividas no contexto da horta da escola, também se buscou desenvolver atividades que envolvesse os educandos, educadores e comunidade local, o que proporcionou maior aprendizado aos educandos, uma vez que permitiu a interação dos saberes locais com os conteúdos do ensino de ciências naturais, permitindo aos educadores e educandos sair do nível de abstração muitas vezes vivenciado em aulas meramente expositivas e desconectado com a realidade do campo. A horta na escola Bandeirantes foi capaz de criar espaços de sociabilidade e trabalho coletivo entre os educandos, educadores e comunidade, ao mesmo tempo em que permitiu a discussão interdisciplinar dos conteúdos proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em diálogo com a realidade local, ao final da pesquisa constatamos que as atividades da horta escolar podem se constituir como um instrumento de ensino aprendizagem dinamizando o ensino de ciências naturais no ensino fundamental, possibilitou a interdisciplinaridade, contribuindo na construção de saberes pela população local, otimizando desta forma o acesso a educação do campo para os sujeitos do campo. |
Abstract: | The present work is the result of action research developed in the school garden space through observation, registration and interaction with students of the fourth and fifth (4th and 5th) years of the Bandeirantes Elementary School, located in the District of Maracajá, municipality of new Repartimento - Para. as support for construction d and one intervention proposal in the teaching of natural sciences in basic education were allocated study elements s earlier as learning and theoretical reflections produced during the stages of the Socio- Educational Research developed in the modality of the pedagogical alternation between Time- Space University and Time-Space Location of the Degree Course in Rural Education of the Federal University of South and Southeast of Pará (UNIFESSPA). The research activities were developed from March to June 2015 and aimed to analyze the experience of the school garden as an alternative pedagogical practice , able to value the sharing of knowledge and collective work, increase the interest of the students through their active participation in the planning and execution of the activities of building a garden, providing its use as a living laboratory capable of promoting interdisciplinarity , as well as The approach of the contents of the discipline of natural sciences in the school context, on the occasion were addressed the following topics: healthy eating, rural education, emancipating education , human development, sustainable development and collective work. In addition to the content, a number of desirable skills and situations were achieved, as the students had the opportunity to contribute to the elaboration, production and execution of a pedagogical practice, previously restricted to teachers, thus ceasing to be passive subjects to enter into activity. in the process of teaching learning. In addition to the field research, bibliographic research was conducted to corroborate the experiences lived in the school garden context. It also sought to develop activities involving the students, educators and the local community, which provided greater learning for the students, as it allowed the interaction of local knowledge with the contents of natural science teaching, allowing educators and students to leave the level of abstraction often experienced in merely expository classes and disconnected from the reality of the field. The garden at Bandeirantes School was able to create spaces of sociability and collective work among the students, educators and community, while allowing the interdisciplinary discussion of the contents proposed by the National Curriculum Parameters (NCP) in dialogue with the local reality, while At the end of the research we found that the school garden activities can be a teaching and learning tool, promoting the teaching of natural sciences in elementary school, enabling or interdisciplinarity, contributing to the construction of knowledge by the local population, thus optimizing access to education. from field to field subjects. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1120 |
Palavras-chave: | Estudo da natureza - Programas de atividades - Novo Repartimento (PA) Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Pesquisa-ação em educação Horta escolar |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Aberto |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Horta Escolar como Prática Pedagógica Alternativa para o Ensino de Ciências Naturais.pdf | 843,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons