Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1122
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memorial de processo formativo |
metadata.dc.creator: | ALVES, Erisvânia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Jerônimo da Silva e |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | ALVES, Erisvânia. Memorial de processo formativo. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1122>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho trata-se de um Memorial de Processo Formativo em que é registrada a trajetória acadêmica da formanda Erisvânia Alves, apresentado os principais momentos formativos vivenciados no decorrer do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação do Campo/FECAMPO, vinculada à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA, Campus Marabá/PA, recuperando aspectos da história de vida da acadêmica e incorporando tais experiências nas aprendizagens das disciplinas, confecção de relatórios, diários de campo, percursos do tempo-comunidade e ampliação dos referenciais teóricos, a partir dos autores da Educação do Campo. O trabalho destina-se à obtenção de aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso/TCC no referido curso. A construção do presente artigo foi importante para a acadêmica pois lhe permitiu levar o legado da educação do campo por onde se fizer necessária na construção do conhecimento. Todos acontecimentos que apareceram no percurso formativo, bons ou ruins, deixam aprendizado e os ganhos e perdas também contribuem para a formação plena do ser. A formanda finaliza reconhecendo que sempre se pode pensar e também fazer muito mais, por isso, deve-se seguir em frente com dignidade e sentimento de ter escolhido o curso certo, que lhe permitirá pensar diferente, ainda que não mude a sociedade, mas já é o início – se todos pensarem diferente, o mundo muda. |
Abstract: | The present article is a memorial that records the academic trajectory of the student Erisvânia Alves, presenting the main formative moments experienced during the course of Degree in Education of Rural Populations, College of Education of Rural Populations/FECAMPO, linked to the Federal University of South and Southwest of Pará/UNIFESSPA, Campus Marabá/PA, recovering aspects of the academic life history and incorporating such experiences in the learning of the subjects, writing reports, field diaries, community-time courses and expansion of the theoretical references. , from the authors of Rural Education. The work is intended to obtain approval in the Course Completion Work / TCC in that course. The construction of this article was important for the academic because it allowed her to take the legacy of rural education wherever it is necessary in the construction of knowledge. All events that have appeared in the formative path, good or bad, leave learning and gains and losses also contribute to the full formation of being. The student concludes by recognizing that you can always think and do much more, so you should move forward with dignity and a sense of choosing the right course that will allow you to think differently, even if it does not change society, but already It's the beginning - if everyone thinks differently, the world changes. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1122 |
Keywords: | Ensino superior - Brasil Estudantes universitários - Formação - História Educação rural Aprendizagem |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Memorial de processo formativo.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License