Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1124
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Papagaio véio não aprende a falar” - a experiência da jornada de alfabetização do Maranhão no Município de Santa Filomena |
Autor(es): | BEZERRA, Mileny Alves |
Primeiro Orientador: | BAPTISTA, Lizandra Guedes |
Primeiro Coorientador: | NEGREIROS, Ailce Margarida |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BEZERRA, Mileny Alves. “Papagaio véio não aprende a falar” - a experiência da jornada de alfabetização do Maranhão no Município de Santa Filomena. 75 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1124>. Acesso em: |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura, mais especificamente no município de Santa Filomena do Maranhão, tendo como objetivo recuperar as ações do programa que visam processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita. Para o desenvolvimento do trabalho recorremos à pesquisa bibliográfica e documental e também à pesquisa participativa, como membro da brigada de alfabetização do MST responsável pela condução da Jornada. A pesquisa se estruturou em três capítulos, o primeiro trata das raízes do analfabetismo no estado do Maranhão, apresentando a Jornada de Alfabetização como integrante de uma política de governo. O segundo aborda a relação entre a luta pela terra e a educação no MST, a partir dos pressupostos filosóficos que norteiam suas ações, recuperando, também, os processos pedagógicos da Jornada, o último capítulo, se detém na experiência da Jornada no município de Santa Filomena do Maranhão, a partir do olhar dos sujeitos nela envolvidos. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação humana. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper seeks to analyze the experience of the Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles, more specifically in the municipality of Santa Filomena do Maranhão, aiming to recover the program's actions aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing. For the development of the work we resorted to bibliographic and documentary research and also participatory research, as a member of the MST literacy brigade responsible for conducting the Journey. The research was structured in three chapters, the first deals with the roots of illiteracy in the state of Maranhão, presenting the Literacy Day as part of a government policy. The second addresses the relationship between the struggle for land and education in the MST, based on the philosophical assumptions that guide its actions, also recovering the pedagogical processes of the Journey. The last chapter focuses on the experience of the Journey in the municipality of Santa Filomena do Maranhão, from the eyes of the subjects involved in it. Thus, it is intended that the work can contribute to the reflections on youth and adult education and popular education, as important instruments of human emancipation. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1124 |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - Santa Filomena do Maranhão (MA) Educação rural - Santa Filomena do Maranhão (MA) - Aspectos sociais Alfabetização de adultos Analfabetismo - Maranhão Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Papagaio véio não aprende a falar.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons