Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maria Lucimar Ramos da-
dc.date.accessioned2020-05-08T20:11:14Z-
dc.date.available2020-05-08T20:11:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lucimar Ramos da. Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - São Domingos do Araguaia (PA)pt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.titleTrabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Lucivaldo Silva da-
dc.description.resumoEsta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará. A pesquisa se preocupou em levar para trabalhar em sala, propostas didáticas que contribuíssem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita através do gênero poema, abordando temas que são da vivencias dos educandos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho na escola teve como base leituras dirigidas, planejamento de um projeto, narrativas de moradores da comunidade, conversas com alunos da escola para obtenção de dados para a pesquisa realizada. O trabalho proposto com os gêneros textuais, em especial o gênero poema, terá como pressupostos teóricos de Bakthin (1997); Marcuschi (2008); PCNs (1998); Geraldi (1997); Ribeiro (2017); Koch (2012); Todorov (2010), Pinheiro (2007, 2008, 2011) dentre outros. A abordagem em sala através do gênero poema nos mostra que é possível um ensino de língua portuguesa, valorizando os saberes dos educandos dentro da escola, e também contribuir na leitura e produção de texto.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI