Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita |
metadata.dc.creator: | SILVA, Maria Lucimar Ramos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | COSTA, Lucivaldo Silva da |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Maria Lucimar Ramos da. Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará. A pesquisa se preocupou em levar para trabalhar em sala, propostas didáticas que contribuíssem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita através do gênero poema, abordando temas que são da vivencias dos educandos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho na escola teve como base leituras dirigidas, planejamento de um projeto, narrativas de moradores da comunidade, conversas com alunos da escola para obtenção de dados para a pesquisa realizada. O trabalho proposto com os gêneros textuais, em especial o gênero poema, terá como pressupostos teóricos de Bakthin (1997); Marcuschi (2008); PCNs (1998); Geraldi (1997); Ribeiro (2017); Koch (2012); Todorov (2010), Pinheiro (2007, 2008, 2011) dentre outros. A abordagem em sala através do gênero poema nos mostra que é possível um ensino de língua portuguesa, valorizando os saberes dos educandos dentro da escola, e também contribuir na leitura e produção de texto. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231 |
Keywords: | Língua portuguesa (Ensino fundamental) - São Domingos do Araguaia (PA) Incentivo à leitura Leitura - Estudo e ensino Escrita Poesia Pesquisa-ação em educação |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License