Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Lucimar Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Lucivaldo Silva da
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Maria Lucimar Ramos da. Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará. A pesquisa se preocupou em levar para trabalhar em sala, propostas didáticas que contribuíssem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita através do gênero poema, abordando temas que são da vivencias dos educandos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho na escola teve como base leituras dirigidas, planejamento de um projeto, narrativas de moradores da comunidade, conversas com alunos da escola para obtenção de dados para a pesquisa realizada. O trabalho proposto com os gêneros textuais, em especial o gênero poema, terá como pressupostos teóricos de Bakthin (1997); Marcuschi (2008); PCNs (1998); Geraldi (1997); Ribeiro (2017); Koch (2012); Todorov (2010), Pinheiro (2007, 2008, 2011) dentre outros. A abordagem em sala através do gênero poema nos mostra que é possível um ensino de língua portuguesa, valorizando os saberes dos educandos dentro da escola, e também contribuir na leitura e produção de texto.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
Keywords: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - São Domingos do Araguaia (PA)
Incentivo à leitura
Leitura - Estudo e ensino
Escrita
Poesia
Pesquisa-ação em educação
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola.pdf5,57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI